26 de março de 2007

canarito 3


Quando escrevi o "poema" do Canarito, era só uma piada. Mas assim que me pus a pensar nele, comecei a ver o protagonista na gaiola com a mãe e imaginei as mentiras piedosas de uma mãe que não quer que o seu bebé sofra.

"Canarito na gaiola, para a mãe:
Quando eu for grande vou saber voar!
E a mãe cantou para não chorar.

Canarito na gaiola
pôs a Mamã a chorar:
Sabes Mãe, quando eu for águia
vou voar voar voar!"

Quando o Canarito aprendeu a falar, a mãe ensinou-o a cantar. Disse-lhe que assim seria feliz e faria outros felizes. Disse que as plantas o ouviriam e cresceriam verdes e cheias de vida. Ela queria distraí-lo mas nem sempre conseguia. Afinal, eles estavam numa janela e ela não podia impedi-lo de ver o mundo lá fora e pior, ver o céu. Assim que o Canarito aprendeu a dizer porquê, começaram os problemas.
"Por que estamos aqui?
Olha a gaivota lá fora!
Que comida é esta?
A gaivota foi para onde?
E eu, vou saber voar?
Quero ser uma águia!
Quero voar! Quero voar!
Mamã, dois anos passam depressa?
Abre a porta por favor!
Olha como bato as asas!
Olha só como eu sou rápido!
Vou ser águia, não vou?
Não me apetece comer.
Não me apetece cantar."

5 comentários:

nat. disse...

:S pois... é mau... ver as coisas dessa perspectiva... estou a ver se faço uma gaiola XXLcom espaço para poderem voar... não gosto da ideia de soltar os periquitos (que mal sabem voar) e as rolas... os periquitos pq são alvo fácil para qq cão das redondezas... as rolas porque qq miudo la da zona anda com uma "arma de chumbinhos" a atirar para tudo que mexe... já para não falar nos caçadores, que aparecem em época de caça e fora dela... se calhar a minha opção não é a correcta... mas que estou a tentar melhorar as condições estou... :(

nat disse...

Eu nunca tive aves mas tive hamsters e peixinhos num aquário :(
Acredito que o remédio é tratá-los bem até morrerem e depois nunca mais ter animais decorativos. Mesmo que gostemos muito deles, é um negócio milionário que alimentamos, de cada vez que compramos um bicho desses. E contribuímos para que se continue a capturar animais selvagens e reproduzi-los em cativeiro.
Beijinhos Nat :)

Anónimo disse...

eu não tenho passarinhos na gaiola mas como tenho um quintalzito e tenho gatos coloquei um comedor para pássaros ... é tão bom de manhã ouvi-los lá fora ...

Anónimo disse...

a minha mae tem um canario e eu todos os dias evito olhar pa ele... Doi...
Rita

Anónimo disse...

eu tenho um canario ha muitos anos
todos os dias olho pra ele e peco pra que morra:(:(
e uma canaria
ja teve e "enterrou" varios companheiros
a rita queria que o soltasse mas ela assim iria morrer estatelada na rua e comida ou pisada. ta velha mas nao quer morrer..
eu chamo e ela responde
sera que gosta de mim e sabe que eu gosto dela?????
parece-me a boxy... nao quer morrer e se calhar eu tambem nao quero que ela morra. teeeeeia