14 de março de 2007

progressos


Hoje a minha melhor turma portou-se muito mal. Eu estava a "atender" um de cada vez numa mesa à parte e isso serviu-lhes de motivo para fazerem de conta que eu já não mandava ali. Pedi várias vezes para sossegarem, dei gritos líricos, fiz alguns dos jogos do silêncio mas nada resultou. Há dias em que só é possível sossegá-los à base de berros, sermão e castigo. E isso eu detesto. Ficaram então sob a ameaça de que se amanhã voltarem a portar-se tão mal como ontem e hoje, ficarão sem o postal do Dia do Pai e irão para lá para fora - dois castigos horríveis: confiscar-lhes a obra de arte e proibi-los de assistir à aula.
Apesar de ter saído de lá triste e de os ter feito ficar todos sentados em silêncio, a olhar para mim enquanto lhes preguei o sermão, vim para casa orgulhosa a pensar nos progressos de cada turma. A turma do monte já não tem cabritos (sim, eles berravam e saltavam como cabritos), a dos 13 já se porta bem melhor e a dos 20 superou as expectativas. Depois de lhes ter mostrado o meu postal do Dia do Pai, alguns meninos foram para casa fazer um igual e trouxeram-mos orgulhosamente. E o melhor: depois de terem levado um ralhete por gastarem papel à toa ("Meninos... blá blá blá blá blá... Pensem que morreram árvores para vocês poderem estar aqui a desenhar!"), hoje o David disse-me, quando passei por ele, "Professora estou a aproveitar o papel!". E disse-mo com tanto orgulho naquele sorriso só dele. O desenho pequenino estava num canto da folha.

2 comentários:

Anónimo disse...

A "Sôpessora" implacável!!
:D

Anónimo disse...

Bravo minha irmã! é isso mesmo não desistir deles e dar-lhes um pouco do que lhes falta: atenção, carinho e regras. Eles depois retribuem à sua maneira (como um desenho no cantinho do papel). Beijocas, Sandra