2 de março de 2007

faróis de nevoeiro

Só depois de 100 posts é que me lembro deste tema! Sempre tive vontade de gritar ao mundo a minha raivinha dos condutores portugueses. Sempre vi o "Levanta-te e Ri" à espera que alguém abordasse o tema, sonhei ser comediante só para poder gozar com a cara deles e ser aplaudida de pé.
Esses senhores que quando compram o carro, o compram com uma série de extras. Não importa se desrespeitam o código da estrada, desde que os seus carros tenham jantes de liga leve, ar condicionado e, claro, faróis de nevoeiro (o que faz de qualquer cromo, um bom condutor). Ora, estes últimos nunca têm a sorte de lhes aparecer um belo nevoeiro, uma chuva intensa, uma queda de granizo, um nevão, uma tempestade de areia, um fim do mundo. E como os condutores dos carros quitados sabem isso, sabendo também que pagaram - e bem - para ter mais três faróis do que a maioria dos condutores trenguinhos como eu, toca a arranjar um fenómeno natural que justifique os belos faróis. O pôr-do-sol.
Odeio-os! Rogo-lhes super-pragas-imaginárias das mais poderosas. Odeio vê-los passar de mínimos ligados (prova de que não é necessário acender as luzes, porque ainda são 17h) e aqueles dois focos que me cegam completamente, a exibir o carrão que compraram e que tem luzes que brilham. Odeio-os ainda mais à noite, quando vêm atrás de mim e me encandeiam.
"Ah! Anoiteceu, 'bora ligar as luzes. Oh não! Era só uma nuvem..."

2 comentários:

BrU disse...

Os mínimos são ligados porque, sem eles, os faróis de nevoeiro não se ligam.
Eu tive um colega que adorava usar os faróis de nevoeiro. Na altura, comprou um Fiat Punto e estava radiante, pois os faróis de nevoeiro ficam ao lado dos médios (e não em baixo) e, desta forma, a polícia não se apercebe e não o multa.
Mas o melhor é mesmo a estupidez que corre no sangue destas bestas. Os faróis não iluminam nada, estão virados para baixo, para não se formar uma parede de luz, quando estiver, REALMENTE, nevoeiro.
A filosofia dessa raça é "já que traz, vou usar".
Além do mais, quem os usa sem necessidade é a ralé dos carros chuningue, não a malta de elite que tem bons carros. Esses, têm cérebro.

Anónimo disse...

Eu confesso que uso os faróis de nevoeiro, ou qd há realmente nevoeiro (na marginal às vezes há mesmo), ou para encandear (com os faróis de nevoeiro traseiros) essas avantesmas que descreves tão bem (feio, não é - eu sei, foi um amigo meu que me ensinou, no Alentejo - garanto-te que a maioria deles os desliga!).

Ah, e o Bru tem toda a razão no que escreve (nerds!).

Bj,

Ana Montalvão