4 de abril de 2007

férias que voam

Hoje terminei a pintura do quartinho mas agora tenho uma outra tarefa pela frente: encavalitar um duende por cima da fadita do quadro. É que a Beatriz está quase quase a deixar de ser filha única.
O quase a acabar é sempre uma eternidade. Leva horas e horas de retoques, luzes e sombras nas crianças e contornos de caneta bic. É a melhor parte. Os bonecos ganham vida e a parede enche-se de profundidade.
Hoje apanhei-me a falar alto com uma das meninas: "Oh meu amor, não te pus sombras nos pés!? E logo no que tu tens de mais fofinho!..." - Começo a pensar seriamente em usar aquela máscara de 2 toneladas, para bem da minha sanidade mental. Para além disso, só me restam da alergia os lábios gretados e alguma comichão.
Na faculdade, quando andava eu de máscara naquelas salas sem ventilação nem condições, tive uma professora que me disse uma vez: "Se eu sofresse assim para pintar, não pintava." - Se calhar ela não se libertou dos preconceitos, da ideia de "arte menor", da contemporaneidade, da teoria e do estatuto, para experimentar fazer o que eu faço. É que eu sou mesmo feliz no meio da bonecada e a minha professora não sabe o que perde. Venha a máscara.

Parabéns ao meu amor. Pior que ter quase-25, é ter 27. Eheheh... Vou preparar a festa!

5 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens para o teu menino grande!! E 27 é uma idade mt bonita e n se é velho...;) Beijocas e divirtam-se.Nhocas

Van Dog disse...

É verdade que alguns bonecos ganham mesmo vida... E chegam a fugir do controlo dos criadores... Mas isso também deve contribuir para a felicidade de quem os cria...

nat. disse...

Bem, Muitos Parabéns ao teu menino então!!!

E beijinhos para ti!

Anónimo disse...

Para quem pensa que 25 anos é muito ou já se é muito velho, ou já se tem tantas "maleitas", aqui vai um conselho de quem por mero acaso visita o seu "blog" através de um outro qualquer também de V.Castelo. Tenho 45, também gosto de pintar,(de tudo) mas tenho uma asma alérgica muito incómoda porque quando tinha 18 e 25 nunca usei máscaras, nem luvas, nem qualquer protecção. Hoje, pinto a lápis de cor (e mesmo assim devia usar máscara por causa do pó ao afiá-los com x-acto)e o meu sonho é um dia pintar uma parede inteirinha a lápis de cor!As máscaras e as luvas são muito desconfortáveis mas acredite que a asma alérgica é muito mais.Um dia explicaram-me que através da pele e dos olhos também se fica intoxicado....teríamos de trabalhar com fatos anti-químicos!
Bom trabalho.

Anónimo disse...

Querido Anónimo :)
Agradeço-lhe imenso pelo comentário. Muito obrigada mesmo.
Antes de mais, tenho de dizer que me considero velha, não por ter quase-25 anos mas por não me identificar com essa idade. 25 anos é só o começo, tendo em conta que eu pretendo viver até aos 90. Sinto que parei nos meus 14 anos, no que respeita a uma série de coisas e também nos meus 3 ou 4, no que respeita a um monte de outras coisas. Com 25 anos a minha mãe já era mãe e casada há 6. Eu sinto que o tempo me foge e que me falta fazer tanta coisa antes de morrer! Enfim. Mas não quero chamar velho a ninguém, a idade é uma coisa tão relativa e a velhice, então! :)
Em relação à alergia:
Apesar de não usar tintas de base oleosa, estou sempre a inalar vapores tóxicos. O acrílico, por exemplo que tem vinil à mistura e etc e tal e as tintas de parede que muitas vezes são nocivas. Tenho o cuidado de ventilar os espaços mas no que toca à máscara... é que, a que realmente filtra os vapores é muito pesada e eu mexo-me muito, é mesmo desconfortável. Para não falar das luvas e óculos de protecção :(
Os medicamentos que tenho para estas ocasiões não me livram de ficar com uma asma alérgica ou algo pior. É mesmo por irresponsabilidade e inconsequência que continuo a não usar pelo menos a máscara 3M que usava na faculdade. Agora vou ficar com isto na cabeça e tentar solucionar o problema encontrando equipamentos mais leves. Muito obrigada.
Espero que pinte a parede inteira a lápis de cor e depois tire fotografias para que possamos conhecer o seu trabalho! ... e trate-me por tu que eu ainda sou muito nova ;)
beijinho