23 de abril de 2007

2ª feira, o meu domingo

De manhã fiquei à espera de uma resposta da C.M. mas nada. Estou ainda cheia de dores de garganta e quase viúva de um homem-vomitador. Que acabados...
Para não faltar às aulas cheguei às escolas e disse que quem se portasse melhor seria o/a professor/a, com a promessa de que o que eles decidissem, eu faria (incluindo mandar para lá para fora quem estivesse a perturbar a aula). Adoraram a ideia e transformaram-se subitamente em anjos. E eu pude brincar com o Duarte e preencher sumários sem dar berros. No monte a professora foi a Marta e nos 13 o professor foi o Rafael. Os dois impuseram respeito e eu observei-os muito atentamente. A Marta pegou em colegas pelo braço para as sentar e o Rafael ameaçou um de o mandar para a rua. Disse várias vezes "pára calado" num tom muito sério e quando o Nuno pôs cola na borracha do Daniel, mandou-o mesmo embora. Eu cumpri com a palavra e 5 minutos depois fui falar com o criminoso e perguntei ao sôpessor se não queria chamá-lo de novo para a nossa beira.



Na rota das rodilhas, percorri 10 lojas regionais. No ranking, A Tenda ocupa o 1º lugar. Linda linda linda e as rodilhas são fora de série, de uma perfeição incrível. A dona da loja lembrava-se de mim (há 10 anos comprei lá um porco-mealheiro) e ficou muito desconfiada, com medo que alguma "das minhas amigas de Lisboa" as copiasse. Numa outra loja, outras rodilhas bem mais toscas mas não menos enternecedoras. A senhora não me deixou fotografar. Feitas com restos de um lençol de flanela (imagino) azul-bebé e branco, bordadas a roxo, vermelho e preto. Com as costuras bastante visíveis, mas tão lindas e macias.
Na maioria das lojas já não se vendem mas disseram-me para procurar a Dona Lurdes em Dem ou S. Lourenço e uma senhora amorosa e velhinha, de bigode enorme, muito tagarela, disse: "Lá pós lados de Paredes de Coura e de Caminha! A menina bá aonde a elas e beja nas feiras!"

O lenço do lado direito da foto custa €150. Como não tenho "tempo" para ele comprei uma toalha de mesa estampada tipo-imitação por €1.50.
Agora vou fazer gargarejos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim. O que o artesanato minhoto tem de bonito, também tem de caro... :)

Ana S.

Anónimo disse...

Só um comentariozinhõ, o lenço que falas e que custa 150 euros, é uma falsificação... Muito cuidado, os lenços de namorados agora têm que trazer um sêlo de garantia.
Ah, e este desenho não é típico de Viana mas sim de Vila Verde

Anónimo disse...

Atenção pessoal! visitem www.feitoria.com.pt. Os lenços sºao um piuco mais baratinhos e há muitas outras coisas!