11 de abril de 2008

figura humana



Há uns tempos atrás, pela primeira vez, senti o meu talento ser questionado por um cliente. Li nas palavras dele uma total falta de respeito pelo meu trabalho e pelos preços que pratico, ao insinuar-me que eu estava a cobrar caro por um trabalho "simples".

A Cilu serviu-me de modelo para resolver o braço e mãos desta boneca.
Se hoje, quando desenho, desenhar parece fácil e se, quando desenho, desenhar parece rápido e simples, é porque houve horas e horas e horas de desenho, muito trabalho com e sem vontade, suor, cansaço, toneladas de papel, e muito dinheiro investido. É por isso que eu cobro o que cobro hoje, e é por isso também que daqui a uns anos cobrarei mais. Nunca me vou esquecer duma entrevista do Jô Soares a um cartoonista em que, quando o Jô lhe perguntou quanto tempo levava a fazer uma tira, ele respondeu qualquer coisa do género "56 anos e 20 minutos". Que resposta tão verdadeira e tão clara...

Hoje apetece-me agradecer aos meus pais por me terem pago um curso caro como o de pintura. Caro em todos os sentidos. Apetece-me agradecer ao modelo de Desenho e Figura Humana de quem me lembro sempre que desenho bonequinhos, que ficou ali sentado, horas a fio, nu, quantas vezes cansado, com dores e as pernas adormecidas, para que hoje eu possa desenhar o corpo humano de memória. E por fim apetece-me agradecer muito a todos os que valorizam o meu trabalho e talento. E agradecer aos que pagam sem fazer julgamentos e com um sorriso na cara. Obrigada :)

23 comentários:

sara aires disse...

Que saudades das aulas de Figura Humana... lembras-te? Aquele silêncio pesado rasgado apenas pelo arranhar dos lápis no papel, ou pelo virar de folhas...
Nunca mais desenhei. Há dias em que quase cedo à tentação, mas não consigo. :(
Espero que seja uma fase, apenas... mas já lá vão 4 anos. Enfim, de facto quem está de fora destes "imbroglios" acha que é tudo simples e fácil. Não devem haver "linguagens" tão difíceis como o desenho disso não duvido.
Beijinho de fim-de-semana!

joana voa voa disse...

Muitos parabéns pelo seu trabalho!Adorei os seus desenhos cheios de ternura!
Já agora uma pergunta que tipo de tintas são as indicadas para pintar desenhos nas paredes?
Joana

Anónimo disse...

Tb tenho saudades de aulas de figura humana :)

E acho que sim, a primeira a dar valor ao teu trabalho deves ser tu própria, senão nunca terás credibilidade! E vai sempre surgir alguém a questionar, sempre, sempre.
O trabalho criativo é o mais difícil de justificar, e a parte mais difícil de explicar (e mais importante) é o Processo! O tal que demora 56 anos e 20mn...

beijos*****

Isabel disse...

e eu também agradeço por tudo isso, que é parte de ti e que te faz essa artista maravilhosa que com "simples" desenhos me enche a vista e muitas , muitas vezes me faz sorrir e ser pequenina de novo...
e só espero um dia ter a coragem de te perguntar quanto levas para vires a nossa casa encher a parede do querto do meu João de sonhos e fantasia...
:)

Unknown disse...

Nat,
a pagar ou não os teus desenhos são lindos e mesmo sem te conhecer pessoalmente sempre deu para perceber que fazes o teu trabalho com o coração.
De resto eu sei bem que o material de desenho e pintura custa caro e que nesse curso não se paga só a mensalidade, como em tantos outros cursos que há para aí, só para uns pindéricos das barracas se possam chamar drs. e engs.
beijocas grandes

nat. disse...

Adorei a bonequinha! Linda!!!

Beijinhos!!!

nat. disse...

E, tal como a Isabel, também espero um dia ter coragem para te perguntar quanto custa uma pinturinha! :)

Beijinho

Anónimo disse...

É um prazer conhecer pessoas como tu, que gostam tanto do que fazem!

És uma Artista, como tenho vindo a dizer...

Um beijinho, querida.



PS: Os coelhinhos... (L)

Marta disse...

Acho que desenhar é das coisas mais difíceis de fazer, até porque parei no 9.º ano.
Tenho amigos de áreas profissionais que incluem, ou, pelo menos durante o curso, incluíam desenho, inclusivé da figura humana, e bem via como é difícil. É preciso muito treino além do dom natural. Lembro-me de dizerem que o corpo feminino é bem mais complicado de desenhar do que o masculino.
Gosto muiiiito dos teus desenhos e esta menina está tão linda!
Beijinhos querida Nat!
Marta

Artes Mistas disse...

Olá Nat. Com esses comentários, só há uma coisa a fazer com eles: é deitá-los ao lixo, pois vê-se logo que são comentários de gente egoísta, muito mal formada e com uma inveja tremenda do talento de que és detentora. Tens umas mãos de ouro e, quem dera a muita gente ter o talento que tu tens. Continua em frente e deixa para trás essas pessoas que só sabem é deitar os outros abaixo. És uma artista de mão cheia, repleta de talento e com um gosto por aquilo que fazes que transborda em todos os teus desenhos. Se tens apaixonados, como eu, pelo teu trabalho e só o vemos por fotos, então se o víssemos ao vivo, acho que ficávamos malucos de paixão. Continua em frente e dá largas a esse teu talento que é maravilhoso.
Gostava muito de um dia te poder pedir para me vires desenhar em várias paredes de minha casa, pois era muito bom sinal. Era sinal que tinha dinheiro para poder pagar-te e era sinal que ia conhecer uma das maiores artistas do país: TU.
Jokas grandes e continua em frente Ana

Célia Jordão Alves disse...

Era caso para lhe perguntar: se sabia fazer melhor e mais barato, para que raio me chamou?

Não ligues. Há gente que não merece que se lhe dê um pingo de consideração.

Anónimo disse...

Não quero que o meu comentário seja anónimo, mas não percebo nada disto e não consigo que deixe de ser! Por isso ponho eu!

Xica disse...

Sempre que vejo os teus desenhos, vejo movimento! Quem me dera que existisse "desenhos animados" dos teus desenhos!

Anónimo disse...

Nat querida, lamento que tenhas de perder o teu tempo a ouvir comentarios tao injustos e desnecessarios, continua a pintar bonecos em paisagens maravilhosas e a fazer sorrir os meus filhos e todos os que apreciam as tuas obras!!Es uma grande artista e todos os dias mereces os parabéns por aquilo que fazes diariamente!!Es uma maquina e estas sempre a trabalhar!!
Beijinhos enormes da Baba

di disse...

Há pessoas que nao fazem ideia do qt custa o que parece nao exigir grande esforço. Começo pela paciência.. qt custa ter paciencia??????'
beijos amor*

Lulu disse...

Oh... post maravilhoso (estou naquela posição reverencial à minha Mestra)

Unknown disse...

Sabes Nat, pessoas que não valorizam a nossa profissão e a nossa formação haverá sempre. èr sinal de ignorância, e a nós só nos cabe educá-las...
Eu, qu sou enfermeira tenho ouvido cada comentário... hei-de fazer um post sobre essa temática.
Beijinhos da Ana Cristina

Tereclopes disse...

Desenhar para mim é algo de maravilhoso, eu fico encantada quando vejo alguém como tu pegar num lápis e desenhar o que lhe passa pela cabeça conseguindo dar expressão, movimento, enfim dar vida aos desenhos que executa. Com muita pena minha isto para mim é impossivel, não consigo desenhar nada de jeito, mas tenho a grande satisfação da minha filha Ana ter esse dom e de lhe termos pago tal como os teus pais o curso de pintura.
A história do comentário acerca do preço do teu trabalho, faz-me lembrar uma anedota sobre de um senhor, que tinha uma avaria no computador, chamou o técnico o qual olhou para o computador e só lhe substituíu um parafuso de lado
ficando de imediato a trabalhar.O cliente perguntou-lhe quanto era o arranjo e, o técnico respondeu que eram 500 euros. O quê? 500 euros e nem demorou 5 minutos no arranjo? quero esse valor discriminado. O técnico então explicou: é 1 euro pelo parafuso 5 euros pela mão de obra o restante por ter sabido qual o parafuso a substituir...
É assim, quem acha caro e sabe fazer que faça... se não sabe fazer não pode fazer preço ao trabalho dos outros...
Desculpa o testamento, continua a encher-nos os olhos com a tua arte maravilhosa.
Beij.

Li* disse...

um dia, eu hei-de pagar tb :)

Anónimo disse...

Na minha opinião, quem não valoriza o seu trabalho NUNCA poderá apreciar verdadeiramente a arte que a Natacha deixa eternizada nas paredes.

Eu que sou uma nulidade nestas áreas (nem sequer consigo imaginar o que gostaria ou não de ver desenhado!) só tenho pena que não esteja aqui mais pertinho de mim para me fazer sonhar com os seus desenhos em uma, outra e mais outra parede.

Um beijinho e estou ansiosa por vêr o resultado final!

P.S. - Sou a mãe da bebé (ainda no "quentinho") que irá ter esta linda menina com a borboleta a pousar no nariz!!!

Fabi Sehnem disse...

Não dê bola para esse tipo de pessoa. Provavelmente nunca fez nada com as próprias mãos e não sabe o valor de criar.
Bjos.
Seu trabalho é maravilhoso!!!

BrU disse...

Fazes descontos?

Joaniska disse...

Tu agradeces aos teus pais por isso e eu agradeço-lhes por te terem posto no mundo, por te terem dado a oportunidade de te tornares numa excelente profissional e fazeres um trabalho tao bonito e especial.

Obrigada!

morfose disse...

É, de facto, uma falta de respeito enorme.

Algumas pessoas (ignorantes) tratam o nosso trabalho (a minha área é a tradução e a escrita criativa, mind you) como se fosse algo que qualquer pessoa faria.
"O preço é muito caro, a coisa até se faz numa tarde e assim tb eu". A atitude do costume.
O que vale é que cada vez mais aprendemos a lidar com essa gente e saber mandá-la à fava sempre que é preciso. Ou então desafiá-la, como também já fiz: "Ai a tradução é fácil? Então faça-a lá que eu depois corrijo tudo, totalmente à borla". A pessoa em causa entregou-me o trabalho 4 dias depois (era suposto eu tê-lo feito nessa tarde) e, quando viu a quantidade de alterações e coisas corrigidas, ficou mais vermelha do que um tomate, mas NUNCA MAIS pôs em causa o meu trabalho.
Às vezes dá mesmo vontade de ensinar estas lições a certas pessoas, não dá?