26 de julho de 2007

80s

Dias seguidos a desenhar. Adoro. Esta pintura juntará na mesma parede muitos amigos meus de quando eu era pequenina. Cada boneco uma banda sonora que eu me farto de ouvir enquanto desenho. Esta, esta e esta. E tantas outras.
Eu que cresci a ver "bonecos" e que tenho a mente minada por animais que voam e se abraçam e sorriem, sinto saudades destas séries de animação dos anos 80. As que tinham grandes enredos e que nos prendiam ao ecrã para não perder pitada da história. E que eram não só desenhadas de outra maneira, como sentidas. Mexiam com os meus sentimentos e com a minha imaginação. Hoje parece que só se pensa em programas didácticos, interactivos e de apreensão fácil. E eu que adoro uma boa dose de sonho/disparate, acabo por ficar farta de ver o Noddy a falar inglês, bonecos a pedirem-nos para contar e dizer nomes de coisas e fico com pena do meu enteado... Será que o conceito de aprender mudou assim tanto?
Eu sei que se não tivesse visto os pequenos póneis a voar e escorregar num arco-íris tantas vezes, não seria tão feliz hoje. Isto não significa que não tenha visto a Rua Sésamo vezes e vezes sem conta, sem enjoar, até aos 12 anos.



Muito obrigada por todos os comentários tão queridos que me deixam.

9 comentários:

Unknown disse...

a primeira é a Ana dos ceblos ruivos, n é?
a segunda não me é estranha, mas n estou a ver
e a terceira é a carmen qq coisa, aquela que era ladra, n é??
ou estarei a dizer um monte de disparates??

Marta disse...

Querida Natacha, como te compreendo. Concordo com as tuas palavras. Sinto tantas saudades desses bonecos. A maioria dos actuais nem consigo ver. Eu também acompanhei a Rua Sésamo e já era crescidota e mesmo durante a Secundária via uns fabulosos... em português acho que se chamava "Papá pernas altas".
Beijinhos muitos!
Marta

macati disse...

ola!
tambem acho que agora so pensam em ensinar entao e a parte ludica? e o bem vence o mal? e o arrependimento de ter feito uma maldade? o que adorava a ana, dartacao... os toques do mei telemovel sao de desnhos animados e é giro ver a reacção das pessoas quando ouvem os toques, surgem sempre sorrisos seguido de um cantarolar da musica... eu sorrio e atendo... sou como tu!
:)
manela

rutinha disse...

eu cá tenho as cassetes e os livros da rua sésamo...eheheh
a terceira é a Candy candy?

sara aires disse...

Bem, com uma lagrimita a saltar do olho... "Ana" era o meu programa preferido!
Ainda sinto o sabor do pão com manteiga mergulhado no leite com Milo e a ansiedade que me assolava assim que ouvia as primeiras notas do genérico. O Tom e o Huck também gostava muito (ainda agora faço um ou outro serão a ver os episódios)só a Flora me lembro menos. Embora também gostasse muito, dava de manhã cedo, e esta ave sempre foi mais vespertina.
Beijinho!

Isabel Aleixo disse...

Não posso!
Isto é uma espécie de prenda de aniversário, confessa!
A «Ana dos Cabelos Ruivos» era uma das minhas favoritas; canto regularmente a canção à minha Ana. emociono-me sempre com aquela parte "cresce devagarinho; constrói o teu caminho, com sonhos sem idade" e ainda aquela outra "Ana, o vento é quem diz: sonha e sê feliz!". Às vezes a minha Anita fica com a lagrimita no olho; eu, quase sempre, mas por outras razões: a de uma vivência antiga que está tão recente, como se tivesse sido na semana passada.
Obrigada, linda!
Beijinho

Anónimo disse...

Que bem feitos e lindos estão estes desenhos... :) Que delicioso regresso à infância!

Por falar em infância, arranjei uma promoçãozinha este ano e vou à Eurodisney no final do mês... :)
Uma trintona como eu, tão eufórica quanto uma criança... :)

Beijinhos e continuação do bom trabalho!

eu disse...

Que lindos esboços. Adoro esboços a carvão.

Fantástico traço tens. Parabens!

Anónimo disse...

m.p.r... eram o Papá das Pernas altas. Dobrados em Italiano e com legendas. Adorava as aventuras da Judy Abbot. Há pouco tempo encontrei no you tube excertos de episódios falados em árabe e com legendas em inglês. Usei o nome da "personagem principal" para encontrar.
Foi tão bom voltar atrás...