8 de julho de 2007

palco

Quem assiste a um espectáculo não imagina o que se passa nos bastidores, a não ser que já tenha passado por isso. Quando eu comecei a trabalhar na D&C não sonhava sequer com o que era organizar as coisas lá atrás. Durante três anos fiz parte da organização (não dancei) e agora que pouco organizo e muito danço, acho que entrar no palco e dançar é bem mais fácil do que gerir tempo e músicas e organizar dezenas de pessoas (incluindo crianças de 3 anos) para entrarem e saírem na hora certa e, "de preferência", em silêncio. É muito interessante imaginar que quem assiste, sentado e relaxado, está apenas a alguns metros de quem, às escuras, transpira, sussura, comunica com técnicos e director, cronometra cada segundo, coloca crianças em fila, puxa corda, desce cenário, pergunta pelos adereços, bebe água, tropeça em colegas que fazem o aquecimento, etc., etc., etc.

Ontem foi o primeiro dia de espectáculo. Na 6ª feira foi o ensaio geral e eu enganei-me tantas vezes na minha coreografia (com direito a falhas de memória, desequilíbrios, gargalhadas e palavrões ditos baixinho como se continuasse na sala de aula) que a minha auto-estima de bailarina se foi muito abaixo. A inclinação do palco - que permite às pessoas da plateia ver-nos os pés - é uma verdadeira ratoeira. No ano passado um dos nossos colegas nem caminhar em linha recta conseguia (coisas do corpo e da mente humana que surgem com a idade; é que os miúdos dançam dançam e não se passa nada).

Felizmente ontem à tarde voltámos a ensaiar e eu, que tinha estado a fazer meditação e uma série de afirmações optimistas, consegui recuperar a auto-estima e confiança, depois de dançar relativamente melhor.
Depois disso vim para casa leve como uma pluma. A Cilu penteou-me muito penteadinha enquanto o Bruno fotografava e depois lá fomos. Já no teatro, pintei-me tuoda e de tal maneira que as meninas do ballet (do tempo em que eu era secretária) olhavam para mim como se eu fosse uma aparição (é que "Natacha" e penteado chique, base e pó na cara, olhos pintadíssimos e reluzentes, não conjugam).





Quando entrei no palco ia tão confiante que logo no início enganei-me brutalmente. Felizmente disfarcei o mais que pude e continuei optimista. As restantes falhas estão todas anotadinhas para hoje, segundo dia, serem corrigidas. E a coreografia que eu tanto temia (a da coxa à mostra) correu bastante bem.
Lá atrás, enquanto outras turmas dançavam, nós, as frequentadoras deste blog, ainda nos rimos muito muito muito às custas das nossas próprias tolices e dos apalpões de rabo que trocamos na sala de aula e que levámos também para o palco, longe do olhar do público.

Agora vou tentar pentear-me sozinha que hoje há matiné.
Até logo :)

5 comentários:

Marta Figueroa disse...

Break a leg!

hpinto disse...

Espero que tenha corrido tudo muito bem. E de certeza que correu, visto que és uma miúda talentosa! E como geminiana que se preze tens de ser boa na dança ;o)
Beijocas grandes e boa semana,
Lena

Anónimo disse...

Muito obrigada, queridas :)**
Correu bem! Boa semana.

Alecrim disse...

Só um pormenor: se um dia nos conhecermos, ficas informada que não aprecio apalpões de rabo... lol

Lulu disse...

Parabéns gatona! As fotos ficaram uma loucura! adorei (ops, quer dizer.......rsrs) tuodas! :D