31 de maio de 2007

então é assim

Durante as minhas aulas vão surgindo questões que nada têm a ver com Expressão Plástica e às quais me empenho em responder com rigor e muitos exemplos. Tenho o cuidado de usar uma linguagem que os meninos entendam. Já falámos do planeta Terra, do Sol, da noite e do dia, do sistema digestivo, dos mamíferos, das aves e dos repteis... mas o que mais me chocou foi ver que poucos sabiam de onde saem os bebés humanos. O menino mais velho de uma turma disse, sem dúvidas, que os bebés dos mamíferos saem pelo cu e eu tive de parar a Expressão Plástica imediatamente para dar lugar à palavra vagina.

Que muitos destes meninos saem da catequese confusos eu já sei ("Mas nós não viemos de Adão e Eva?..."). Mas um menino de 8 anos não saber bem de onde sai um bebé, sabendo que ele está dentro da barriga da mãe (e viva a cesariana!), deixou-me em estado de choque. Lá estive eu a desenhar no quadro, baleias, vacas, mulheres... úteros, pulmões, intestinos. E mesmo depois de eu repetir VAGINA até à exaustão, ouvi isto: "Mas ó Natacha, o Miguel diz que o bebé sai da pomba!"

Fiquei a pensar se o tema nunca foi abordado antes naquela sala de aula...
Eu esclareci os meninos sem o menor medo de um confronto com os pais. Até acho que eles me ficaram agradecidos. Disse-lhes que as galinhas sim, põem os ovos pelo mesmo sítio por onde fazem cocó. Fiz mais uma vez a distinção entre aves e mamíferos (a origem da discussão: "Ó Natacha os cães saem dos ovos?"), entre macho e fêmea e fiquei sossegada.

Pus-me a pensar se nunca antes desta aula, alguém explicou (sem ser por alto) este assunto aos meninos. Eu que passo 2h15 por semana com eles é que disse pela primeira vez a palavra V várias vezes seguidas? E atenção! Que eu não falei de sexo. Mas agora que penso nisso, vou puxar o assunto. Desconfio que vou ouvir mais pérolas.

Isto tudo porque hoje, na RTP 2, o Sociedade Civil vai debater o tema da Educação Sexual dirigida às crianças. Para além do debate vamos poder ver o filme "Então é assim." e decidir se amanhã, Dia Mundial da Criança, devemos pôr as nossas crianças a ver o filme.
Eu que fui educada por um casal moderno que sempre me explicou tudo tudinho sobre sexo, bebés e prazer, só posso ser 100% a favor da educação sexual em todas as idades. Acho que para cada idade há um tipo de abordagem e que fugir às questões não é bom sistema. E por vezes deixar a informação à disposição evita as conversas "constrangedoras". A mim bastaram-me o meu livro sobre o corpo humano (eu tinha 4 anos quando o recebi), um outro livro para pré-mamãs com fotografias de um parto e uma mãe sempre disposta a explicar-me o que eu quisesse saber. Graças a isso, diz a minha Tia, eu tratei de explicar tudo o que sabia sobre o assunto aos meus primos e poupei-lhe algum trabalho.

15 comentários:

JDF disse...

Ganda Miguel!

Impagável!

Anónimo disse...

Fizeste bem, querida
Um beijinho :)

Anadosol disse...

Sermos surpreendidos com perguntas feitas em altos berros do género, "ó stora o que é uma vagina?" quando estamos a explicar os feitos dos Lusitanos pode ser um daqueles momentos...
Os pais descuram tanto a educação dos seus filhos a muitos níveis e a educação sexual é, sem dúvida, um tabu que deixa os nossos meninos e meninas confusos e ansiosos por explicações plausíveis!
Bem haja quem por essas coisas se interessa e contribui positivamente para o mundo dos pequenos.

*anadosol*

rosinha_dos_limoes disse...

Só é pena que a rtp mostre o filme primeiro para os pais verem ... a horas em que os pais não estão em casa para verem?!? Mas enfim ... a mim não me faz diferença ... iremos vê-lo (e ainda bem que avisas porque com o pouco tv que vejo não sabia disso), mas a quem quisesse realmente ver primeiro, não ajuda em grande coisa o horario.

rosinha_dos_limoes disse...

Pronto ... já meti água :o) não sei onde vi que o programa de "ante-estreia" como eles dizem era às 14:00 de hoje :opppp ... é às 23:30 ... aiii que estou mesmo a precisar de férias (outra vez).
Desculpem :op

Anónimo disse...

Para quem se diz uma pessoa muito tolerante e pouco preconceituosa, a ironia "Mas nós não viemos de Adão e Eva?..." não caiu muito bem. Além disso, está altamente desactualizada. Nas catequeses e ensinos religiosos de hoje, já não se ensina às crianças que a vidinha delas começou aí, no Génesis. Ensina-se, até, matéria de foro científico como a teoria de que somos provenientes de macacos e passamos por muitas fases (culminando no Homo Sapiens Sapiens).

Acho, também, que as crianças da primária devem ser ensinadas no sentido de conhecerem a anatomia do corpo humano, com livros como o que tiveste em pequena, aulas com adultos, etc. No entanto, acho que a Educação Sexual no sentido de alertar as crianças para o "sexo" (falo do acto sexual, não aparelho reprodutor) é demasiado precoce e desnecessária. As crianças devem manter a sua pureza e inocência até serem mais velhinhas, não precisam de saber de prazeres mais "adultos", que só devem ser experimentados mais tarde. Falar a uma criancinha que a penetração dá um prazer tão intenso, que culmina num êxtase de contracções musculares, respiração ofegante e coração a bater muito rápido, é estarmos a criar uma curiosidade que, eventualmente, poderá gerar crianças à espera de outras crianças.

De qualquer forma, como hoje o aborto já é permito por lei.... parece-me que esse problema está resolvido. Se calhar nem é preciso estarmos com tantos trabalhos.
Vivam as liberdades incondicionais!

Anónimo disse...

E pronto! Cá estão eles outra vez! O q é q se há-de fazer?Eles "andem" aí...

Natacha, PROMETE-ME que não te vais deixar atingir por esta avantesma! Só te peço isso, querida...

Onde é que o/a catequista terá lido sobre os pormenores dos "prazeres mais adultos"? Sim, só pode ter lido, porque (como diz o meu marido) nisto NINGUÉM PEGA, mesmo!...

Bjs para ti, e se precisares de alguma ajuda (tipo material de apoio, imagens, etc) já sabes q podes contar.

Anónimo disse...

Olá Pontes!
Eu não estava a ser irónica. De facto fizeram-me esta pergunta e de facto estes meus alunos vão à catequese e à missa. E convivem muito com tios e avós que provavelmente não estão à vontade para conversar com eles sobre sexualidade.
Eu acho o papel dos pais fundamental mas acho que acima de tudo a sexualidade deveria ser falada sem tabus. E não sugiro que se explique o que é um orgasmo a uma criança de 5, 7 ou 12 anos, se ela não manifestar interesse no assunto. Sugiro sim que se responda às perguntas com simplicidade. Que se dê somente a informação necessária e sem parábolas bíblicas que possam suscitar ainda mais confusão.

Um beijinho a todos!

Unknown disse...

e melhor maneira de fazer as coisas nao ha..por negligencia dos pais, os miudos vao esclarecer as duvidas junto de outras pessoas

para mim e um prazer ajudar, mas nem todos acham o mesmo

Anónimo disse...

Com o devido respeito à autora deste blog:

Aventesma, "cara" Ana Montavão, é a senhora sua mãe, que deixou que uma quadrada imbecilóide como a "senhora", aprender a ler e a escrever.

Bem hajam!

Anónimo disse...

Oops, que além de me fugir a boca para a verdade, também me fugiu o dedo para a tecla "e"... (avantesma)

Unknown disse...

olha, eu deixei a minha filha de 6 anos ver o filme, achei que era uma boa maneira de abordar o assunto sem ter que ser eu a puxa-lo! Ela viu tudo, gostou, perguntei-lhe várias vezes se tinha dúvidas, até agora nada, mas nós vamos estando atentos :)
Quanto a esses comentários faxizóides q te vão fazendo de vez em quando, não ligues, quem viu sabe que o filme não incidia só sobre o prazer sexual, mas também falava sobre os abusos a que muitas crianças são, frequentemente, sujeitas e elas têm o direito de ser alertadas para assuntos q lhes dizem respeito!!

Anónimo disse...

Para ver (ou rever) o filme, enquanto é possível.

Lulu disse...

Graças ao jpg e vermelho devagarinho consegui assistir o filme, no you tube. Achei muito bom, aborda muitos assuntos importantes, de uma forma direta, simples e dando ênfase ao AMOR e respeito. Vou mostrar para os meus filhos, pois é minha indiscutível obrigação. Espero que a ignorância perca a batalha e, quem sabe, deixemos de ter coisas que deturpam as idéias dos pequenos, às 5:30 da tarde em simples novelinhas como Morangos com açúcar (por exemplo). Estávamos a tomar lanche num café, estava a dar isso e meus filhos ficaram assim :o(e eu também)com a historinha de um rapaz tentando enganar a rapariga dizendo que tinham feito sexo e ela não se lembrava por que estava bêbada...
Isso existe e, se eles veem, vamos falar sobre o assunto, não adianta fingir que não existe, mas com muita consciência e ponderação.
oh... desculpe se cansei alguém... me empolguei...
Beijinhos e assistam o filme :)

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

Olá,
Achei seu blog bem bacana. assim como as aulas das crianças.
Encontrei uma foto que era tudo o que precisava por aqui prá ilustrar um texto meu no meu blog. Vc me autoriza a usá-la?
Tomara!
Abraço