14 de maio de 2007

-5 kg até Julho

Assim que chega a Primavera começa o ritual do emagrecimento.
Eu odeio esta obrigação de estar bem aos olhos dos outros, de estar magra e depilada. Gostar de mim assim, saber que gostam de mim assim e, ainda assim, querer emagrecer para dançar no teatro municipal. Eu gosto é de sair à rua de pantufas.
A sensação de ter os focos e os olhos de 150 pessoas atentas postos nas minhas coxas obriga-me a querer entrar em forma para dançar de bibe. Até aqui nada de errado. O que eu odeio é que esta pressão das luzes da ribalta passe para o dia-a-dia. Que o conceito de beleza se confunda com a total ausência de atributos humanos como estrias, pêlos e celulite. Que os restantes seres humanos que nos rodeiam se sintam no direito de nos olhar e julgar como se estivessem sentados numa plateia escura, em perfeito anonimato. Que na praia tenhamos de encolher a barriga.


Como se não bastasse este inferno do Sartre, agora que se aproxima o Verão, tenho de viver com os anúncios estupidificantes que fazem de mim, mulher, uma besta invejosa.
NÃO. Eu não peço os mesmos cereais que a minha amiga magra pediu.
NÃO. Eu não olho com raiva para o corpo da minha amiga na lavandaria, nem consulto a tabela de calorias da barrita de chocolate assim que ela vira costas.
NÃO. Eu não olho para as pernas das outras pensando e sussurrando como é que ela se viu livre das varizes?.
Eu peço gelados de café e de noz com toneladas de chocolate quente por cima.
Eu ainda tenho a capacidade de elogiar um corpo jeitoso. Aliás, eu apalpo as mamas à Cilu e o rabo à Nhocas.
Eu tenho este terrível feitio que me impede de pensar sem dizer em voz alta. Eu sou uma mulher burra e gorda que diz muitas vezes às amigas como elas são bonitas sem que a sua tez adopte uma tonalidade ligeiramente esverdeada.

A vida não é uma actuação no Sá de Miranda.

10 comentários:

Carla Delgado disse...

Olá!!
Está a realizar-se um leilão de solidariedade em http://www.clubedeaniversario-leilaosolidario.blogspot.com/
Existem peças para todos os gostos e carteiras.
Não deixe de passar por lá!
Beijinhos e obrigada!

nat. disse...

ora ai esta uma boa verdade! bem, eu não sou gosda, mas tenho pneu, celulite varizes e estrias... algumas notam-se mais que outras... mas pronto, sou mulher, com os meus atributos... sejam eles defeitos ou qualidades...

Beijinhos!

Dulce disse...

Concordo, e muito, contigo, mas... quem são a Cilu e a Nhocas?

Anónimo disse...

Todas nós padecemos do mesmo mal...mas eu além de partilhar todos esses problemas de mulheres vou partilhar o palco e o bibe ctg;) Somos lindas e isso basta. E eu adoro-te assim como és. Beijocas godas, Nhocas

Anónimo disse...

Dulce, a Nhocas é esta menina que acaba de falar e a Cilu é outra menina que poucas vezes escreve aqui, embora esteja sempre presente. São minhas irmãs do coração, daquelas a quem se pode dizer e fazer tudo, incluindo dar uns amassos obscenos de vez em quando. As minhotas são muito destravadas! :D

Anónimo disse...

só tu natacha... pra nos pores a pensar! bem, eu não sou gorda... mas tenho a anca tortinha tortinha! eu não sou gorda... mas sou a mais esquecida do baile!
eu não sou gorda... e se no sá de miranda, debaixo daquelas luzes horriveis alguém vê a minha anca a desviar?
pior... e se alguém vê que eu estou sempre a copiar?
eu não sou gorda... mas sou uma copiona do melhor :)
gosto de ti assim cheinha...de coisas boas! beijo bárbara

Anónimo disse...

Hihih obrigada querida Bárbara por não teres dito que de vez em quando também te dou umas apalpadelas antes de começares a dançar. Eu sou uma mulher séria e nós de bibe, somos bailarinas incríveis!
Beijos a todas, meninas Dove :)******

Anónimo disse...

Quando danças encantas-me de tal forma que eu chego a pensar que tens peso-pluma! Eu acho-te linda e gosto de ti assim.

Um beijinho, querida Natacha.

Unknown disse...

Gostei muito deste teu post :) o que dizes é bem verdade, fazemos tanta coisa por causa dos outros que até irrita!!
O meu peito não é firme e hirto nem direitinho, tenho um pneuzinho de estimação, tenho a anca larga, qd não tenho paciência para a depilação cresce-me uma selva debaixo dos braços, visto assim podem pensar que sou a mulher barbuda do circo, mas por acaso até sou bem gira ;)
beijocas

Carmen Eva disse...

que lindo todo lo que escribiste aqui, suponiendo que entendi...jijj