31 de março de 2008

outra vez

Isto vai repetir-se. Custa-me tanto acreditar. Ainda assim, peço a quem não assinou a petição, que assine, por favor.

.......................................................

PS

Muito sinceramente, sinto que estamos diante da criação de um mito urbano. Primeiro porque não é possível que se permita que o artista em questão volte a matar um cão, não é possível. A não ser que a bienal seja patrulhada para que não entrem lá activistas dos direitos dos animais.
O que é grave aqui é o facto de este homem ter sido convidado a repetir a proeza. Pelo menos é o que se diz.
Alguém se lembra dos Bonsai Kitten, que deixaram meio mundo em polvorosa, a assinar petições e a alertar as associações de defesa dos animais, quando na verdade bastava observar com cuidado as tão chocantes imagens para perceber que era tudo mentira? Alguém se deve ter divertido muito com essa história.
Estive a pesquisar no google (embora deva assumir que sou péssima a pesquisar no google) e não encontrei nada que se referisse à tal Bienal, sem que seja para referir esta notícia. Queria encontrar um site oficial da exposição mas o mais próximo que cheguei foi a uma exposição que acontece nas Honduras mas que não é internacional. Não é estranho? Se alguém encontrar o site oficial da tão prestigiada Bienal Centro-Americana das Honduras, por favor deixe aqui o link. Ou um cartaz, ou o programa, ou qualquer coisa de anos anteriores.

Devo dizer que me incomoda todo este alarido. Chego a pensar que isto tudo pode ser a intenção do autor (não me admiraria nada se a petição tivesse sido lançada por ele - já viram a publicidade que lhe faz?), ser tudo uma fraude que pretende mobilizar milhares de pessoas para assinar uma petição e passar a palavra, enquanto promovem a fama do artista e dão razão ao propósito desta sua obra. Ele defende que só porque colocou um cão vadio numa galeria, já todos se comovem e revoltam, ao passo que um cão vadio na rua é muitas vezes simplesmente desprezado. Acho o conceito interessante, só (obviamente) não concordo com a exploração e tortura dum animal para concretizar a ideia. Bastava ser um boneco hiper-realista, colocado a jeito para chocar e enganar o público. E aí eu aplaudiria o senhor Habacuc. No fundo somos todos tocados pela hipocrisia. Tantos animais maltratados em ruas, canis, fábricas, matadouros. Tantos. Para não falar dos milhares de seres humanos, das crianças por quem podíamos assinar também uma petição, fazer um donativo, reencaminhar emails.

17 comentários:

BrU disse...

Artistas como este deviam morrer.

Li* disse...

não é possível...

Anónimo disse...

Fiz uma referência ao teu blog, no meu... se quiseres ver =)

BEijinhos ***

Tulaunia disse...

Mas como é possível este ser repugnante voltar a fazer o mesmo?!?!!??!!?
E as autoridades não fazem nada?!?!!?
Eu sinto-me triste e aflita pela impotência de não conseguir fazer mais nada a não ser assinar uma petição:((((((((((((((

Unknown disse...

Pera aí.....não percebi.....ele vai voltar a fazer o mesmo!??!?!

Mas que mundo este!??! Ninguém trava este homem?!?

Que tal prende-lo a ele e mata-lo à fome!??

Aquela besta!! Que raiva!!

pinto sobral disse...

Só consigo pensar... Pobre coitado desse "artista"... Que pessoa pequenina!

Umbigo disse...

fico nauseada... vidinha triste a dele...

framboesa disse...

não sou fundamentalista, mas desde quando é que matar um bicho à fome é arte?? quando?? é que eu ainda não percebi, nem nunca dei essa matéria na escola, nem na faculdade!! e já agora se fosse esse senhor a passar fome e humilhação, hã??
como diz 'on-stage' 'que pessoa pequenina!!'

Catarina Ferreira disse...

Também já recebi isso num mail hoje bolas =/ faz-me muita confusão.

beijinho
cat*

sapatinhos de verniz disse...

Cheguei a enviar-te um mail, assim que o recebi a dar-me essa triste notícia!
Uma coisa é verdade... esse pseudo-artista está a ter todo o destaque e mais do que os 15 minutos de fama que queria!
Já assinei a petição... mas começo a achar que essas petições não têm efeito nenhum, visto que ele prepara-se para outra barbaridade!

hpinto disse...

Nem sei como ousam chamar arte a isto...
:o(

Analog Girl disse...

Segundo o mail que recebi, acho que ele foi mesmo "convidado" a fazê-lo novamente...

Já assinei, mas também temo que isto pouco ou nada pode fazer para salvar um animal inocente...Ainda ontem estive a ler notícias sobre a caça às focas, que continua a acontecer como se nada fosse...enfim! Raios partam a humanidade!

Anónimo disse...

Curioso o que afirmas sobre a potencial estratégia de auto-promoção e sb a hipocrisia. Tb me ocorreu essa teoria conspirativa quando vi o teu post. Desta vez assinei a petição, não sei se por hipocrisia, mas por achar que matar um animal à fome como expressão artística, ainda que com o intuito subjacente de despertar consciências é bárbaro, desumano, cruel e aterrador.

*

Sandra, V.C.

Anónimo disse...

Tal como disse no meu blog, por norma sou uma leitora silenciosa, no entanto este tipo de postes põem a minha veia activista a fervilhar... modestias à parte, por norma tenho jetio para pesquisar coisas na internet... e como pediste aqui tens:

http://www.madc.ac.cr/mambo452/index.php?option=com_content&task=view&id=251&Itemid=1

De facto a bienal EXISTE, porque este é o site oficial do 'Museo de Arte y Diseño Contemporáneo' onde tem lugar a bienal, não sei se a polémica do artista é falsa ou não, mas a bienal existe. Por muito infeliz que isto seja, acho que é verdade, quando li o teu post pensei que fosse um bocado rebuscado, mas sempre ouvi dizer: 'Há malucos para tudo' na verdade acho que preferia que fosse mentira, por isso fui logo pesquisar e encontrei o link com os requisitos para participar na bienal. podes comprovar ate pesquisando pelo nome do museu e vais perceber que o site oficial do museu é este, o que me faz deduzir que esta polémica toda é real, pior a petição não surtiu qualquer tipo de efeito. No entanto já a assinei =)

Anónimo disse...

Sou a birrinhas...so para esclarecer...
ah e lamento ser eu a transmitir as más noticias...é triste...preferia que isto fosse mentira, que fosse mesmo um mito urbano, mas sinceramente não me parece. =/

Anónimo disse...

Nat, já não é a primeira vez que me dizem precisamente que essa história é uma fraude. Alguém me disse que encontrou uns sites onde toda esta história é "desmascarada".

Anónimo disse...

Qe Porqeria Este Man Disqe Artista Deberiamos Ponerlo A Aguantar hambre y colgarlo a ver si le parece artistico como es posible qe la gente no haga nd respecto a esto son unos p''obres imbeciles qe necesitan haver algo como esto para qe la gente los noten pobre marica muera hijo de puta