13 de março de 2008

tofu grelhado

Aqui vai uma receita simples de tofu. Dedicada àqueles que se aproximam da decisão de deixar de comer animais, ou que simplesmente gostariam de reduzir o consumo de animais - o que a meu ver, já é muito bom.
Há quase seis anos que me tornei vegetariana. Decidi ver uma notícia sobre matadouros em Portugal e soube que ao vê-la a minha vida iria mudar. Chorei muito e ainda hoje tenho guardada a imagem das ovelhas e tentarem proteger os seus bebés dos choques eléctricos.
Conhecer receitas práticas e baratas é meio caminho andado para se experimentar comida vegetariana em casa. E nunca criar a expectativa de que vai saber a carne ou a peixe, ou que parece frango, é meio caminho andado para gostar. O tofu sabe a muito pouco. Lá ao longe sabe a soja, mas isso é para quem conhece bem o sabor da soja. O segredo está no tempero e naquilo com que é cozinhado. Cá em casa há um brasileiro amante de picanha e churrascos que também adora tofu (e o seu filho de 4 anos igual). E é assim que ele o prefere: grelhado.

Então aqui vai: faz-se uma caminha de tempero num tabuleiro.
Azeite (só o suficiente para unir os secos)
Sal grosso
Pimenta branca
Orégãos
Alho em pó


Corta-se o tofu em filetes com menos de um dedo de espessura. Deixa-se a temperar depois de os pressionar dum lado e do outro no tempero. Basta uma horinha de repouso. Depois é só grelhar. Quem não tiver grelha nem tempo (como eu), use uma frigideira anti-aderente untada com um fiozinho de azeite e já está.

Hoje fiz com arroz de tomate mas vai bem com arroz branco, puré, batatas fritas, salada e até no meio do pão, tipo-hamburguer-sem-hamburguer.


Bom apetite! Se gostarem da ideia, ponho aqui mais receitas.

34 comentários:

Anónimo disse...

E no domingo comi um tofu grelhado, assim como o teu, mas coberto com molho de manga e acompanhado com arroz de feijão!

Não sou vegetariana, pelo menos ainda, mas comemos muitas vezes refeições vegetarianas (à medida que vamos aprendendo boas receitas). Confesso que foi por começar a ir a um determinado restaurante vegetariano, que tem as receitas mais simples e saborosas do universo, que fiquei super-interessada em saber mais.

Estou a ver se ganho confiança para lhes pedir umas receitas... :D

Li* disse...

eu quero mais quero!!!
tb não sou vegetariana, mas adoro ir ao Anjo Verde (restaurante vegetariano aqui em Braga)... tem uns pratos fantásticos!!! =)
***

Luciano Lema disse...

O problema do tofu cá em casa é que só me tem a mim como adepto. Pode ser que assim bem temperado e grelhado a coisa vá. A experimentar.
A propósito de receitas, comprei há dias um livro de cozinha crua. Estou com bastantes expectativas, tanto pelo paladar como pelos benefícios para a saúde.

Anónimo disse...

Costumo pôr umas rodelinhas de limão no tempero. Adoro.

A li*azevedo tem razão. Os pratos do Anjo Verde são uma maravilha! Ehehe!

Beijinhos querida.

Anónimo disse...

Mais receitas!!

Eu fui vegetariana por 3 anos. Depois voltei a comer carne por um tempo, geralmente na casa dos outros já que não sou chegada a cozinhá-la (nem sei direito). Acho a cozinha vegetariana mais simples de preparar (e mais variada também).

Este ano retomei a alimentação vegetariana, já estava sentindo falta do bem estar que ela me traz.

Depois vou postar o risoto de tomate que fiz esta semana.

Um beijo

Alecrim disse...

Sinto-me tentada a experimentar. Ando numa de reduzir o consumo de carne...
Reduzir, apenas.

Unknown disse...

Boa, boa Nat! Põe mais receitas ;)
Quero muito embrenhar-me na cozinha vegetariana, mas vai ser uma luta contra o pessoal lá de casa.
beijocas

Unknown disse...

mais mais mais pleaseee!!

Limassol disse...

Experimenta panar o tofu! É óptimo. Corta o tofu com a mesma grossura e deixa-o marinar no frigorifico num prato com alho às rodelas, sumo de limão e sal e se quiseres pimenta e oregãos(umas horas ou de um dia para o outro para agarrar bem os sabores). Depois é só panar - passar por ovo batido e fritar. Com umas gotinhas de limão já no prato fica delicioso - até faz lembrar os filetes de peixe que já não como há vinte anos! :) Espero que gostem!

Anónimo disse...

Que bom aspecto!!!!!

Acho que vou tentar!! No fundo é como carne grelhada (tempero) sem a carne!!!!!

1gota disse...

Deu-me vontade de experimentar...
:)
Mas falta as perguntas de leiga. O tofu já vem assim inteiro? É preciso estar atenta a alguma coisa, ou é só chegar ao supermercado, procurar tofu e meter no carro? Marcas?

Obrigada. :S

Anónimo disse...

Mais mais!!
Acho que os restaurantes vegetarianos tendem a abusar de receitas vegetarianas muito à base de fritos, molhos e refogados, o que definitivamente não é nada saudável.
Mas assim grelhado parece-me muito bem! Partilha mais destas (saudáveis) que eu agradeço :D

tons neutros disse...

Já percebi!
Mas ajuda para o Verão! ;D
Tenho de exprimentar!
Já passei para um papel!
Põe mais!Quero ver se consigo a linha para o Verão!;)

Anónimo disse...

Fiquei a pensar na receita!
E estou como a 1gota, compramos no hipermercado? vem assim inteiro?

Nat, vou fazer um pergunta bem tonta! Ando a ler sobre alimentação vegetarina! Tenho tantas duvidas!! Tu ainda comes ovos, ou derivados? E o leite? ou melhor iogurtes?

Sentiste alguma diferença no metabolismo quando mudaste a alimentação?

Nota: hoje é dia de compras lá em casa! O marido já tem o tofu "encomendado" resta saber se o encontra!!

Jocas!!

PS: Não te rias!!

nat disse...

Queridos interessados:

O tofu é um cubo parecido com queijo e que vem guardado em vácuo dentro duma água. No Pingo Doce há um da DaTerra numa embalagem baixa de papel mas que é caro. No Continente já se vende, além dos de frasco de vidro, uns em embalagens de plástico de 250g ou 500g. Mas o tofu é mais barato em casas da especialidade (ervanárias e lojas de produtos vegetarianos).

Eu sou ovo-lacto-vegetariana. Apesar de já não beber leite nem comer iogurtes, como os outros derivados do leite e alimentos com eles confeccionados. Ovos, compro caseiros a um amigo ou então dos biológicos, de galinhas criadas ao ar livre (há nos supermercados).

Obrigada pelos comentários! E quanto às crianças pequenas, MINTAM! Eu já pus o meu enteadinho a comer coisas que não queria, à base da aldrabice.
- O que é isto (tofu)?
- É queijo! É óptimo! (Só depois de se ter habituado ao sabor é que lhe disse que era tofu. O mesmo com o leite de soja, que também bebia sem saber.)
- O que é isto (couve roxa na salada)? Eu não gosto disto!
- É alface roxa!!! É muito melhor que a outra!

Se lhes dermos espaço para esquisitices, ficam só pelo franguinho e arroz.

Beijos mil!!!

Lulu disse...

hehe a Nat me fez lembrar da minha "mentirinha católica" ao dizer para a minha filha que "aquilo" no prato não eram cogumelos; eram COGUMELOS FRANCESES (com uma cara chiquérrima e silêncio solene). E "aqueloutro" não são courgettes, são PEPINAS. Difícil é conter o riso ao vê-la comer....
De todos os comentários, prestem atenção ao do Luciano (nome lindo..hehe) que está indo ao CRUDIVORISMO.
Beijos

Carla P. disse...

Acho muito bem a ideia de mais receitas!
Como pouca carne (frango e perú),e tenho passado por várias fazes:a destas brancas,depois anos sem carne nenhuma,e recentemente voltei às brancas.Tudo porque nunca me dediquei decentemente a ser vegetariana e creio que não estava a fazer as coisas bem.Agora,com receitinhas e mais ideias já é um caminho :)
Carla**

Carla P. disse...

Ah,agora apenas como curiosidade.É verdade que hoje em dia já sê encontra mais facilmente produtos vegetarianos,mas não há muita variedade e como a Nat referiu,são mais caros.Eu cá costumo comprar o tofu sempre em supermercados chineses.É muito barato e nunca tive qualquer problema...

Unknown disse...

venham elas! e adoro a reportagem fotográfica, tem tudo um ar apetitoso.

Umbigo disse...

venham elas! e adoro a reportagem fotográfica, tem tudo um ar apetitoso.

(sem querer comentei com o nome da minha irmã (catarina) q tinha andado a ver o email dela aqui e ficou "logado")

Marta disse...

Não me censidero vegetariana, pois só deixei de comer carne e só como ovos caseiros. O tofu, como o seitan, e a própria soja, entre outros, moram cá em casa. Sinto-me muito mais saudável, em vários aspectos.
A ideia de colocares receitas é muito boa. Fico à espera.
Beijocas grandes.
Marta

Anónimo disse...

Mais receitas por favor :) As receitas testadas ou inventadas por pessoas normais (leia-se, com uma cozinha normal, e com acesso a ingredientes normais :)) sao as melhores!

***

Van Dog disse...

Boa!!
(e venham mais, sim)

Anónimo disse...

Põe, põe, põe, põe.
*
Sandra, V.C.

nat. disse...

parece-me uma muito boa ideia! Até agora as minhas experiências vegetarianas caseiras não vão além de "bolonhesa de soja" ou gizado de soja... assim dá sempre para alargar horizontes :)
Beijinho

Unknown disse...

costumo também fazer tofu grelhado na chapa. tempero da mesma forma mas acrescento-lhe ainda limão. uma delícia! :D

pombamarela disse...

Acho que está na hora de introduzir o tofu cá em casa. Até agora só comi em restaurantes e sem o meu companheiro, que não é nada adepto de comida vegetariana (no entanto nunca provou... esquisitices digo eu), acho q a A. vai adorar, então se vier acompanhado com legumes cozidos, (cenoura, feijão verde, etc) tudo coisas que ela adora. Obrigada pela receita, parece bastante simples e rápida.

Daniella Elayne disse...

"Bizinha", e aquela salada(s) magníca
que fazias? :-p que saudades.
Também gostei das fotos com os teus pézitos no fundo azul hehe

Ísis disse...

Olá...será que posso abusar da tua boa vontade e perguntar-te uma coisa?? Eu comprei tofu desidratado, mas n csgo saber como consumir akilo...alguém me ajuda?? Onde posso por akilo e como confeccioná-lo?

Obrigada Beijinhos
Ísis (uma leiga):P

Li* disse...

ah... tenho umas calças iguais às tuas ;) são tããão confortáveis!!
**

Anónimo disse...

Natacha, fiz hoje a tua receita mas com arroz de cenoura :D

Mena disse...

desde que fiz o tofu desta forma nao o faço de outra! esta optimo:D ja tinha experimentado varias receitas mas o tofu ficava sempre com aquele sabor meio amargo...mas assim com estes temperos está divinal :D

Anónimo disse...

O tofu é daqueles alimentos que, quando cozinhado por mim, ainda não me conseguiu convencer, apesar de nos restaurantes ser sempre delicioso... decidi arriscar mais uma vez e já está na cozinha a temperar. Vamos lá ver se é desta :)

Anónimo disse...

Muito Obrigada pela receita :) A ultima vez que tentei preparar Tofu não correu grande coisa xD.

Alguem já provou os Burguers de Tofu no Pingo Doce? São bastante Jeitosos!


Carne já não como há um ano :D Só falta deixar o peixe...