21 de março de 2008

empadão de tofu e legumes

Faz-se um refogadinho com:

Azeite
Cebola picada
Alho picado
Cenoura ralada
Chouriço de soja

e depois acrescenta-se

Cogumelos frescos
Bróculos semi-cozidos :)
Tofu cortado em cubinhos

e tempera-se com

Sal grosso
Pimenta branca
Noz moscada
Orégãos

Deixa-se ferver e por fim acrescenta-se um pacotinho de natas, ou molho branco, ou leite de côco ou natas de soja. Conforme o gosto. Deixa-se apurar um bocadinho.
Faz-se um puré de batata e serve-se com o preparado de tofu por cima. Ou, melhor ainda, faz-se o empadão e leva-se a gratinar:

Puré+recheio+queijo ralado+puré+gema de ovo+orégãos+forno forte. Hummmmmmm.



Espero que gostem! Bom apetite!

31 comentários:

Anónimo disse...

Para um pintora que pinta desenhinhos em quartos, deves ganhar muito dinheiro para poderes gastar em tofus e comida vegetariana (que é cara). Às tantas ainda recebes mesada dos papás? Wow, grande independência.

São estes os grandes jovens que andamos a formar!

nat disse...

Ora bolas que me descobriram a careca!

Van Dog disse...

Mmmmm...
(e :D para o comentário e resposta!)

InêsN disse...

vou ter que experimentar :))

bijus da Margarida disse...

a receita parece-me muito bem, nunca comi tofu, mas estou quase convencida, ainda na 4ªa feira comprei um livro de cozinha vegetariana.
Já fiz algumas vezes soja, de caril e guisada, mas tofu nunca...

PS: O comentário do anónimo parece-me de alguém mal resolvido e pouco corajoso...

di disse...

Parabens pelos teus "desenhinhos" que te permitem ser independente ha anos. Orgulho me tanto de ti e do teu valor.

é tão bom ser feiz não é?
milhoes de beijos

Pikuz disse...

Querida Natuxa!

Acima de tudo es uma grande cozinheira!:D A tua mousse e incontestavelmente a maior de todas :D

Nao queria deixar o tipo de texto que de seguida vou deixar aqui, mas o comentario do primeiro artista deixou-me digamos que... inquieto :)

Caro anonimo (sinonimo de cobarde emissor de texto que julga fazer sentido...), essa apreciacao e perfeitamente disparatada! Para disparates convido-te a comentar o seguinte blof : pikuz.blogspot.com! Para alem de ser meu, e o espaco ideal para dizer disparates! Agradeco-te!

Passando a publicidade (dado que o mau gosto do comentario abre o precedente de se dizer o que se apetece e, inclusive, ser um arrogante de primeira), gostava de te perguntar que experiencia tens acerca de educar quem quer que seja! O problema e pintar paredes? Ou sera que o problema e tu eventualmente seres mais um artista falhado que julga estar dotado do poder da iluminacao e, so ai, ira publicar um trabalho?! Teoria a minha eventualmente! Mas tudo o que se passe nessa tua vida n deve ser melhor que este tipo de atitude que referi!

A parte da mesada n e certamente da tua conta e qualquer gasto desnecessario de latim com este assunto, n passa disso mesmo, um gasto desnecessario!!! :D

Quanto aos grandes jovens... aqui a conversa e outra :) Se conhecesses esta jovem, estavas calado (altura essa em que sim te tornarias um artista, mas em ves de pintor, um poeta...) e saberias admitir que e um exemplo a seguir!

Em detalhe em relacao a formacao: sou licenciado, tenho mestrado, estou a comecar um doutoramento! Quando acabar estarei a parte com todo os outros colegas da minha area e muito justamente! Foi a minha opcao, responsabilizo-me por ela! Rapaz... o problema n ta nos jovens que andamos a formar... e naqueles que nao andamos a educar... a formacao e papel que pode ser aproveitado ou queimado... a educacao, um vez em falta, revela-se nefasta... e permite a existencia de comentarios como o teu, com toda a tua ma atitude!

Beijos querida Natuxa :)

P.S. Caro anonimo... desculpa o mau portugues ... mas e como tu dizes... sao estes os jovens que andamos a formar... ;)

moonchild disse...

Empadão de Tofu e Legumes para Anónimos

Frustração qb.
Arrogância picada
Cobardia ralada
Falta de chouriço e tomates

e depois acrescenta-se

Falta de educação bem fresca
Miolos semi cozidos
Tofu cortado em cubinhos (cuidado, ingrediente mt mt mt caro)

e tempera-se com

Bastante estupidez

Deixa-se ferver e apurar um bocadinho. Mexer bem e servir junto a uma ponte bem alta. Comer tudo e saltar.

Percebeste a ideia? Ou queres que te explique melhor?

Pikuz disse...

Parini, se calhar tens que lhe explicar como se fosse muito, muito burro ;)

Ja agora anonimo, que idade tens?! Pelo texto apontaria para no maxiom uns 23-25... mas se isto for verdade, n tens idade para formar ninguem, porque ainda n apredentes nada na vida, get it?! sim tenho 27 e por isso te digo isto! Mas a licao do respeito e benificio da duvida em prova do contrario ja passei :)

Trapos e Farrapos disse...

Bem eu pensei que isto era sobre culinaria, ate vinha aqui dizer que esta tudo com um aspeto maravilhoso, mas chego aqui e vejo que é sobre educaçao, mas é claro que com um comentario deste é mesmo para se ficar indignado, porque sera que as pessoas nao se identificam??? tem medo do quê?? bem enfim........querida tem tudo um otimo aspecto, um dia desses vou esperimentar.
Beijos e uma Pascoa cheia de coisas boas e bem docinhas, Cristina C.

Faz de Conta disse...

Passei para desejar-te uma Páscoa feliz... tudo de bom!

O teu empadão fez-me crescer água na boca, mas fiquei com azia, logo de seguida...
Parabéns pela forma como respondeste a um comentário tão pobre e despropositado. Só mostra a grande pessoa que és!

Bjos :o)
Carla

Andie disse...

Ai,que a carne agora é barata,não?!
Quantos são,quantos são?!Venham eles(anónimos)!
...
Pronto,agora que já me passei...
Boa Páscoa, Nat!
E deixa para lá o galináceo do anónimo que deve ter sido enraba...pelo coelho da Páscoa, e não tem onde descarregar....Ai, o que eu disse!!!Que me perdoem os animais, coelhos e galináceos, pela ofensa!
LOL!!!!
Beijinhos, e desculpa lá este comentt...é a privação de sono e o adiantado da hora, junto com a indignação!

Alecrim disse...

Porque é que a falta de educação é quase sempre anónima?

nat disse...

Queridos amigos, já estou farta de me rir! Muito obrigada.
Comecei por me rir por achar que o comentário anónimo era brincadeira de alguém conhecido, juro! Depois pensei que triste será esta pessoa e como deve ser doloroso ser-se afrontado pela felicidade e realização alheias. E tive pena.
Sou tão feliz e tão amada. Também senti pena por este anónimo não prever o que aí viria, que eu cá já sabia que não seria necessário esperar muitas horas para lhe choverem comentários em cima. Soube logo que aí viriam os meus defensores, que ficam muito mais ofendidos com isto do que eu. E de nada lhe vale o anonimato quando os ler, não é?

Todos os dias me emociono ao ver que há tanta gente que se dá ao trabalho de vir aqui e deixar comentários. Pessoas amorosas, generosas e muito simpáticas. Sinto-me uma privilegiada por ver o meu trabalho e a (às vezes tão difícil) condição de artista valorizados e incentivados, assim como o meu sonho de mudar o mundo para melhor. Mas também me surpreendem muito as pessoas que se dão ao trabalho de correr blogues para espalhar ódio. Este anónimo veio ter com a pessoa errada (ou certa, talvez, se o que precisa é de atenção). Por agora ainda tenho esta maldita auto-estima à prova de bala. E o poder de deixar o belo comentário aqui exposto, que serve apenas de humilhação pública de uma pessoa triste, amarga, frustrada e com certeza muito só. Ao menos que lhe tenha valido para desabafar, para descomprimir. Lamento. Mas vou deixá-lo ali em cima.
Amanhã acordarei feliz, vou trabalhar, dar beijos a quem amo e comer chocolates. Não podia ser melhor, a minha vida pequenina preenchida de amor e muito riso.

Muitos beijinhos a todos. E muito obrigada pelo carinho.
Nat

Li* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Li* disse...

Vinha qui dizer que cada vez fico mais convencida pela comida vegetariana e que a tua receita me parece divinal =) [.. aliás já mandei o link para os papás (que andam muito entusiasmados com receitas novas.. vegetarianas, por sinal) ;)...] e qual não é o meu espanto quando vejo um comentário tão fora do contexto.. Poça, anda tudo maluquinho?? :(
Mas que cobardia... no comments.

Beizinho grande para ti óh GRANDE ARTISTA.PINTORA.COSTUREIRA.E.COZINHEEEIIIRA =)* cada vez te admiro mais, Nat!
***

Tereclopes disse...

Mas que raio de comentário anónimo mais foleiro é este?...
O tofu que cozinhas-te, caro ou barato está com óptimo aspecto e isso é que conta.
E os desenhinhos são lindos!....
Beijinhos

Li* disse...

ups... eliminei o meu pp comentário =( sorry!

Beizinhos**

Anónimo disse...

Quero maaaaaiiss!! Obrigada por nos regalares os olhos!

Andie disse...

Ai,agora fiquei emocionada!!!!
Isso não se faz!
Beijinhos,linda!
(e o marido que não chega dos anos do boss...)

BrU disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
BrU disse...

Sou uma nulidade informática, não percebo nada de computadores, apaguei o comentário sem querer...
Dizia isto:

"
Realmente, não posso deixar de concordar ali com o anónimo... tu és mesmo uma falhada.
E passo a argumentar:

1. Saber, desde que se pegou, pela primeira vez, num papel e caneta, o que se queria fazer para o resto da vida... é coisa de menina dos papás. Porque só as meninas dos papás é que têm gostos e, claro, sabem o que querem fazer na vida;

2. Pior do que saber o que se quer fazer no resto da vida, é, efectivamente, fazê-lo. Isto é, claramente, coisa de menina ainda mais mimada, filha de pais ricos, que sustentam os caprichos da filhinha que quer fazer o que lhe dá na gana;

3. Embora pareça difícil, o cenário pode ainda piorar. Tal sucede-se quando se faz aquilo que sempre se sonhou, sempre se soube que se queria fazer e - perigo! - se é bom no que se faz. Isso é coisa de falhado, tá?;

4. Isto já está demasiado caótico, a hipótese deste contexto ser agravado está praticamente extinto... mas ainda acontece. Quando se é absolutamente independente, realizado, feliz.
Desculpa, Nat, mas alguém que engloba estes 4 pontos... é claramente um falhado. E tu és. Uma falhada;

5. No meio de tanta falha, vem a cereja no topo do bolo: ter-se espinha dorsal. Sim, porque qualquer não-falhado não tem espinha dorsal.
Isso de se ter ideias, convicções, defendê-los e, como diria o House, "stand up for what you believe" é coisa de falhado. Só um falhado, mimado, filho de papás ricos, que faz rabiscos e pinta paredes (coisa de criança, poças, já me deixei dessa merda há 20 anos!) é que se pode dar ao luxo de ter os seus ideais, gostos, convicções e, claro, uma alimentação saudável e seleccionada.
SUA FALHADA!

O que tu querias era ser como eu, uma lesma insignificante que não faz falta a ninguém e é apenas mais um nos censos de 2001.
SUA FALHADA.
"

bijus da Margarida disse...

axo que este não deve ser o sitio certo para dizer isto, mas...
Bru!!! só hoje descobri o teu blogue, por causa dos comentários no da Natacha e sabes gosto de te ler, axo graça à tua ironia.
Escrevo aqui porque já vi que o teu blog está parado faz anos.

Anónimo disse...

Ahahaha!
O primeiro comentário é engraçado, mas o do bru é de fazer xixi nas cuecas.

Beijos, querida.

Lulu disse...

Putz! Parece brincadeira, mas eu que acho que tomo "café devagarinho" todos os dias(vício de vermelho devagarinho..rsrsrs) estava perdendo esses comentários todos!
Foi de rir e chorar, mas não posso acrescentar mais nada, principalmente depois do comentário do Bru!
Beijos na careca..rsrrss

purple disse...

Após tudo isto só posso perguntar (porque ao resto já me parece que foi tudo debatido): "Comida vegetariana é cara?!?!" onde? em Portugal não é, se se comprarem os ingredientes certos. o Tofu não é caro. e dá para muito, se bem utilizado.
o excesso de carne é que me parece comer os euros da carteira e, pelos vistos, as células cerebrais.

Anónimo disse...

Acabo agora mesmo de comer os restos que sobraram do empadão. Maravilhoso!
Experimentem e saboreiem que vale a pena. É mesmo bom!
Meu amor qt ao resto não digo mais nada, já me ri o suficiente... Adorei diversos comentários q foram feitos, desculpem os outros, Luís partiste tudo!

Carla P. disse...

Tenho de experimentar!

Solo disse...

mas não se vê logo que o anónimo não tem nada de anónimo?

nat disse...

Ó Solo, agora fiquei confusa. Consegues reconhecer o anónimo?

Anónimo disse...

Sou do Brasil,
Que bom falarmos a mesma linga, e poder dividir esta ótima receita.
Parabéns pela criatividade e harmonia dos ingredientes utilizados com o TOFU.
Obrigada.