15 de fevereiro de 2007

lá vem ela com os animais


Recuso-me a deixar aqui uma foto enternecedora de um elefante livre e feliz. Seria publicidade enganosa.
A última vez em que assisti a um espectáculo de circo com animais, tinha 10 anos. Depois de ver um cão ridiculamente vestido de super-herói a ter de subir umas escadas e saltar de uma altura de vários metros (a tremer de tal modo que mal se segurava em pé), decidi nunca mais ir a circos caridinalis e chénes (pelos vistos tenho esta mania do boicote desde cedo).
No entanto o que mais me revolta é o que fazem com os elefantes. Não acho que deva defender os elefantes mais do que qualquer outro animal mas, de facto gosto deles especialmente. Gosto tanto de elefantes que sonho com eles em cenários absolutamente maravilhosos, muito muito muito longe dos seres humanos. Há vídeos que ainda não consegui ver, mas sei o que neles se faz. Tal como fiquei com pena de comer polvo quando soube que é um animal extremamente inteligente, fiquei com mais pena ainda dos elefantes, ao ler este livro. Não consegui terminá-lo, porque já não chorava só ao lê-lo, chorava o dia todo.
Depois deixo aqui um post interessante sobre bastidores de circo. Agora vou para os meus meninos acabar as máscaras :)

translate

Foto do Care2

1 comentário:

Anónimo disse...

Acreditas que nunca tinha pensado neste assunto desta forma (eu, que me considero activista, sinto-me envergonhada!...)? Mas já fui ver os links que deixaste - é mesmo uma selvajaria!

Não sei porquê, também nunca gostei de circo com animais - se fui, era mesmo muito pequena. Recentemente lembro-me de me parecer mal os animais em cativeiro que se viam da marginal, em Algés, quando ali esteve um circo - mas não suspeitava sequer dos maus tratos de que eram alvo.

Agora, pensar em levar o meu filho ao circo, só ao Acrobático de Pequim (como já foi) ou talvez ao no Gelo...

Obrigada por me ensinares mais uma coisa.

Ana Montalvão