3 de setembro de 2007

saudades de ser pessessora

Lembro-me muito da Sara, uma menina que poucas vezes me dirigiu a palavra mas que foi a primeira a tirar-me do sério (pôr-me roxa, a suar, a esbracejar, a desgoelar-me, a ficar como só quem passa por isso sabe). Mas lembro-me dela pelas melhores razões.
Uma vez fiz um concurso. Tinham de fazer um desenho e o melhor receberia um prémio. Disse-lhes que não precisavam de entregar o desenho terminado, até porque tínhamos pouco tempo. Apesar disto, eles desenharam e pintaram à pressa, mais ainda ao ouvir-me dizer que já estava na hora de entregar. A Sara entregou-me um desenho a lápis e ainda por pintar, calmamente e sem pretensão nenhuma. E eu nunca me vou esquecer da expressão de felicidade que invadiu a carinha dela quando eu disse à turma que ela era a vencedora. Tive de lhe dizer que viesse receber o prémio, pois ela continuava sentada.

A Sara era magrinha, alta e morena. Uns olhos enormes, pretos e pestanudos. Nunca foi de muitos abraços e beijos mas criou um ritual comigo: saía da escola e dizia-me adeus ao ver-me entrar no carro. Sorria sempre. E enquanto eu fazia a inversão de marcha para descer a rua, ela ia andando em direcção a casa, atravessava a estrada principal e às tantas atrasava o passo e punha-se a olhar para trás enquanto andava, que era para me ver passar de carro. E eu passava e dizia-lhe adeus, e ela a mim, de muito longe, e ficava tão feliz que eu nem entendia porquê. Fazíamos isto todos os dias e eu ainda hoje sinto vontade de chorar ao lembrar-me dela na beira da estrada e de mochila às costas, à espera que eu passasse.

7 comentários:

Anónimo disse...

Adoro estas descrições, tão tuas. (L)

Um beijo, linda *

Eunice Rosado disse...

Oh... fiquei a imaginar a pequena Sara! ;)*

Anónimo disse...

Conseguem tirar-nos do sério...mas marcam-nos para sempre, justamente, pelo amor incondicional que nos dão. Muitas beijocas. Nhocas

Marta disse...

Lindo (lagrimazita ao canto do olho). Gosto de ti querida Natacha, mesmo sem te conhecer!

Unknown disse...

São pequenos gestos que nos ficam às vezes para sempre....

O mundo ao contrário disse...

achei este ralato tão bonito que fiquei com a lagrima no canto do olho...

adoro os teus textos e os teus trabalhos, e mesmo não te conhecendo pessoalmente acho-te muito querida e sinto uma afinidade muito grande...

beijos e felicidades

Lulu disse...

Como se desenha um coração aqui???
..........S2.......................
(tentei)