21 de setembro de 2007

binhas binhas

A minha avó - sobre quem escrevi afundada em baba e ranho há uns meses - dava uma comédia. (Se alguém pensa que eu estou prestes a explorar a velhice duma senhora de 82 anos, acertou em cheio.)
A Binhas é um dos meus ídolos. Primeiro porque garantiu uma grande parte do meu mau feitio e segundo porque foi dela que herdei a mania de dar a opinião, a falta de vergonha na cara e a capacidade de envergonhar pessoas em público. Mas a minha avó é, de longe, muito mais cómica que eu. E ela não se esforça.

Muitos dos grandes ataques de riso da minha vida foram proporcionados pela Binhas. Minha avó, perdoa-me, que nem sabes o que é um blog.

A Binhas tem um bloquinho onde escreve tudo tudo tudo. Números de telefone, de telemóveis, datas de aniversários, crítica de cinema, anedotas e poemas. O bloco já está a decompor-se e por isso ela guarda-o dentro dum saquinho da farmácia e enrolado numa borracha. Um dia, emocionada, escreveu a letra do "Sozinho" que ouviu pela voz do Caetano Veloso e cuja melodia esqueceu por completo. Então hoje o "Sozinho" é um poema e a Binhas recita-o.
Há dois anos eu ainda morava com os meus pais e tinha comigo a minha querida amiga Raquel a passar férias. Foi num dia à noite, em que eu estava a cortar tomate para o jantar, que a minha avó apanhou a Raquel a jeito e lhe mostrou o seu bloquinho. Eu bem avisei que estava para chegar o "Sozinho" mas isso não mudou nada.
A Binhas pôs-se de costas para a Raquel por precisar de luz directa no bloco. E começou:

"Às vezes, no silêncio da noite, eu fico imaginando você." - eu começo a rir-me às gargalhadas. Ela continua: "Eu fico aqui, sonhando acordado, juntando o antes, o agora e o depois" - a Raquel quer rir-se mas engole. Eu rio-me cada vez mais e já não consigo cortar tomate nenhum. E eis que a Binhas faz um belo tom de interrogação, não fosse ela professora primária: "Por que você me deixa tão solto???... - e eu caio para cima da banca enquanto a Raquel treme e chora desesperada lágrimas de riso.

"Cala-te ó! Estás a rir-te de quê? Deixa-me ler!" - diz a Binhas, e continua: "... por que você não cola em mim? Estou me sentindo muito sozinho..."

Infelizmente tive de interromper o recital, por piedade da minha amiga, não fosse a minha avó começar a cantar "Eu não sei que tenho em Évoraaaaaaaaaa..."

14 comentários:

Unknown disse...

As avós são catitas, não são?? Também choro a rir com as peripécias da minha avó na escola primária, qual Tom Sawyer de Alenquer :)
A minha outra avó tb tem coisas giras, como por exemplo qd perguntou onde é a deviva, dp de ter ouvido uma notícia sobre um barco!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

è impressionante como fazes um retrato tão fiel da Binhas...vi-me lá na cozinha junto com voçês. Uma beijoca do tamanho do mundo para a Binhas e para todas as avós que nos enchem de mimos, amor, carinho e no caso da Binhas de mau feitio.hihi Nhocas

Anónimo disse...

: )

Anónimo disse...

tens o dom de transparecer as coisas para a realidade... não conheço a Binhas, quer dize, agora já conheço um bocadinho!!! que risota amiga, que delicia de história! beijo barbara*
p.s- não faltes mais ao ballet

Tulaunia disse...

:) Que avó deliciosa. Adoro as minhas, que são uns amores e me enchem de miminhos.
Nat, dei-te um prémio, dá lá uma espreitadela no meu blog.
Beijos

Marta Mourão disse...

Não tenho avós, infelizmente perdi-os muito cedo e não cheguei a crescer com eles. Mas se tivesse uma, gostava que fosse como a tua binhas :))

Anónimo disse...

Ahahahah!
Engraçado; a tua avó Binhas faz-me lembrar a minha avó Tina.

As avós são mesmo docinhas. E eternas. A minha ainda vive, dentro de mim.

Um beijinho, querida, e um óptimo fim-de-semana.

PS: Concordo com o PS da Bárbara :)

Van Dog disse...

:)

Anónimo disse...

aceita a minha humilde sugestão e escreve um livro com todas estas histórias deliciosas!
abraço

Unknown disse...

As avós são mesmo assim, a minha filha tem a sorte de ainda ter as duas bisavós com ela, uma c/ 92 anos e outra c/ 86, quando se juntam parece que fico com mais duas filhas...são demais!!
Bjs
Sónia

BrU disse...

Ahaha, pobre Binhas! :D

Lulu disse...

Se alguém me ouve a gargalhar e sabe que estou no computador, associam, imediatamente que estou no blog da Nat.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

Olha, já me esborrachei a rir :D

Só tu!

caniche vagabundo disse...

A tua avó tem um belo "bloque"!