14 de junho de 2007

memória


Ontem bebi um iogurte que tinha esta tampinha metálica. Depois, no supermercado vi este copito que parece de iogurte, pus-me a ler e descobri que é uma gelatina que se põe nos vasos e que a terra vai absorvendo lentamente, não havendo necessidade de regar a planta durante uns tempos. Não é para mim. Vou dá-la à minha mãe pois recentemente (tenho imenso jeito para plantas) quase afoguei a minha hortelã (que agora está a conversar com os orégãos e o manjericão, no parapeito a ver a paisagem, tentando recompor-se do choque).

As duas tampinhas metálicas escavaram até ao fundo da minha memória e levaram-me até aos anos 80, em que comíamos iogurtes Agros em copinhos de plástico duro e de tampa metálica. Os líquidos tinham um copo alto. Dávamos duas dentadas na "latinha" com os incisivos: uma para fazer o orifício por onde beber e outra para evitar que se fizesse vácuo. Nos iogurtes sólidos, a tampinha era moldada à mão e fazia de colher. Às vezes cortávamos os cantos da boca.

Depois disto vieram imagens à minha cabeça em slideshow.
Eu no parque cujo escorrega era de madeira. Uma vez, ao descer, uma farpa espetou-se-me perna adentro e dias depois tive de ser operada.
Eu noutro parque (Jardim D. Fernando) a entalar a perna num carrossel arcaico para um adulto empurrar, onde todos entalavam uma perna de vez em quando e alguns devem mesmo ter partido.
Eu noutro baloiço absolutamente louco ao qual chamávamos "esticão" que também era de madeira e ferro (Nhocas, lembras-te?).
Eu com os meus pais e o meu irmão no carro, a ir para Lisboa pela estrada nacional, sem cinto de segurança e sem cadeirinha.

Daqui a outros vinte anos vou estar a dizer que tive um blog e que fazia uma série de coisas, naturalmente e sem medo ou peso na consciência. Qualquer coisa que daqui a vinte anos será impensável, proibida, sujeita a inspecções e coimas.

(P.S.: ... e o cantinho da costura no infantário, com agulhas e linhas à disposição. E a escola primária com um muro de 40 cm sem vedação, no monte.)

(P.S. 2: ... e as pastilhas elásticas feitas de cola Safel e UHU. E as amoras apanhadas e comidas na hora sem lavar.)

17 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu e os meus quatro irmãos na parte de trás de um honda civic, à solta, a ir passar férias a milfontes...

Rita Quintela disse...

exactamente

Anadosol disse...

Havia também os iogurtes com as caixas quadradas que serviam de tigelas para as mil e uma brincadeiras no quintal. Sem medo de cair ou dos bichos ou das correntes de ar. Eramos mais livres, eu e a minha sis... Pensava que só eu é que tinha saudades dos outros tempos, em que se jogava à macaca na estrada ou aos países países!
Beijos
*anadosol*

Anónimo disse...

Se me lembro minha irmã de tudo isso, antes mesmo de ler o teu post qd olhei para a foto lembrei-me desses iogurtes...Que saudades desses tempos e do 'esticão' onde cheguei a morrer de medo por causa dos ' meninos grandes' que nos queriam assustar... Beijocas gordas e até logo. Nhocas

Anónimo disse...

PS- Nunca mais fomos andar de baloiço juntas. Lembras-te? (Nhocas)

Anónimo disse...

É mesmo! Essa da farpa fez-me recordar inclusivé o baloiço do jardim escola... e também os pregos salientes e as tábuas tortas, o baloiço, também torto, virado para uma sebe em rede enferrujada e torta... pai, mãe, eu e mana na motorizada do meu pai. Como é que sobrevivemos? Como é que crescemos saudáveis? Como?...
Marta

Anónimo disse...

Eu parti uma perna nesses carroceis. =\
Mas foi tão giro ter as atenções todas para mim cá em casa. ^.^;

Anónimo disse...

Eu tenho mesmo saudades é de jogar Futebol de Rua, das corridas de carrinhos de rolamentos, do Dartacão, do Justiceiro, dos Estrunfes (ai que saudades dos Estrunfes), do Duarte e Companhia e do Parque Infantil de Vila Verde (que se fosse construído hoje, era encerrado amanhã por uns senhores que na infância deles eram tão "có-cós" que nem deviam sair de casa).

Istari disse...

das melhores recordações que tenho, daquilo que ainda me lembro da minha mãe, era fazer bolos com ela, e, mexer a massa com as mãos, e, de passear com ela, orgulhosamente pelas ruas :D desse tempo, também me lembro de esperar pelo meu pai no recreio, à espera do meu bongo e do meu tronquito(como se chamam agora)com cromos dos Power Rangers :D infância...coisa maravilhosa

Unknown disse...

e ver o Verão Azul na tv e o Tom Sawyer e o D'Artacão e e e... bons tempos, que saudades :)

Anónimo disse...

Saudades, saudades:
dos iogurtes Âncora, especialmente do sabor a chocolate;
dos fins de tarde na escola primária, em que a professora distribuia o leite achocolatado da Unicef;
dos autocolantes de cães que saiam no Bollycao (vibrava com os que tinham brilhantes e ainda tenho as cadernetas perdidas no sótão);
de fazer os trabalhos de casa em meia hora e passar o resto da tarde a brincar (agora brinco meia hora e passo o resto da tarde a estudar);
de jogar às escondidas na rua até à noite (aquelas célebres expressões: "arrebenta a bolha!" ou "1,2,3 rita livrou todos")...

Tantas e tantas recordações (L)
:')

Beijinho minha querida.

Lulu disse...

Eu, hoje mais véinha, lembrei que passava mercúrio-cromo nas feridas e, por falar em mercúrio: que lindo que era quando quebrava o termômetro...
Os escorregas tinham uns 2 metros de altura (que, para nós eram uns 10), todos os parques tinham areia toxoplasmada dos xixis dos gatos, que a gente levava pra casa até as orelhas, andava até no gigantesco porta-malas do carro do meu pai, na padaria serviam os pães sem luvinhas e não existia o vermelho devagarinho, por isso não tenho saudades de "ontem"..humpf!

Anónimo disse...

Natacha, não sei se já conheces. De qualquer das maneiras deixo aqui o link para dares uma espreitadela. Eu achei lindo!

http://fcmx.net/vec/v.php?i=003702

*

Anónimo disse...

revi o meu passado tb, e fiquei de sorriso nos lábios. obrigada por esta viagem.

nat. disse...

eu também tenho tantas saudades dessas alturas.. acho que hoje em dia é tudo muito "plastico" muito artificial.. aquela liberdade que a macaca, o baloiço, as escolinhas.. os baloiços...

ai que saudades...

Beijinhos grandes e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Revi tudo... :')

Anónimo disse...

lembro me tao bem dos iogurtes...