27 de maio de 2008

óculos de ver

Sempre que digo os óculos de ver, alguém se ri. Podia ser macacada minha mas a verdade é que aprendi assim. Os óculos de sol e os óculos de ver. Hoje fui buscar os meus óculos de ver. O oculista pôs-mos na cara, delicado, e eu vi logo por cima do ombro dele, através da montra da loja, o último prédio ao fundo. "Ai que já vejo o prédio ali ao fundo!" Aí riram-se mas era graçola mesmo. Quando saí à rua não podia acreditar no que tenho andado a perder. Tenho visto o mundo numa fotografia. Bidimensional, focado apenas no primeiro plano, desfocado no segundo e esbatido daí em diante. Não consegui conter a alegria de ver as pessoas e casas e carros a três dimensões, tanto a um metro como a cem. Ri-me sozinha rua fora. Passei na Avenida e quando espreitei a Rua Manuel Espregueira, vi-a toda até lá ao fundo. Podia jurar que vi o Largo de São Domingos. Vi tudo e ri e ri. Tudo nítido e sem esforço, tudo!

Olha, vejo esta senhora e aquela e as duas ao mesmo tempo! Foco as duas ao mesmo tempo, foco a rua, a casa e os carros, até parece que ouço melhor! Oh até ouço a música do Matrix! Pára tudo e eu sou rápida a ver em redor de tudo e tudo. Para que é que me estou a rir? Vou ser falada em Viana City...

19 comentários:

macati disse...

hehehehehehehehe!
entendo PERFEITAMENTE o que queres dizer!!!!
(nem sempre deixo comentarios mas venho ca sempre!)
bjcas

Sofia Quintela disse...

senti o mesmo quando usei pela primeira vez os meus e desde então nunca mais os pude largar. Depoiis aconteceu-me uma semelhante quando usei lentes de contacto pela primeira vez, foi o delirio de olhar, olhar, olhar tudo como se fosse a primeira vez!!!

Anis disse...

É a primeira vez que deixo um comentário,apesar de não passar um dia sem passar por cá, adoro o teu trabalho e divertes-me bastante. Desta vez resolvi "mostrar-me" pois foi exactamente o que senti quando comecei a usar óculos, e continuo a sentir sempre que mudo de lentes, fica tudo mais bonito, o que me deixa com um sorriso tonto na cara!!!
beijinhos

Anónimo disse...

Bem vinda ao clube! Pelos vistos os teus óculos de ver são óculos de ver ao longe! :)
Sandra, V.C.

Célia Jordão Alves disse...

Eu costumo dizer que sem os óculos postos não ouço bem. E não é macacada, é verdade. Porque metade daquilo que entendo do que ouço, é muitas vezes percebido pela leitura dos lábios e das expressões de quem fala. Só me dou conta disso quando, por algum motivo, não tenho os óculos postos. O que é raro...

moonchild disse...

E uma fotografia pra gente te ver tb? :))))

Beijinhos

Li* disse...

Lol!
Fantástica =)

Andie disse...

Acontece-me o mesmo quando mudo de lentes de contacto...
Até começo a cantar:
"I can see cleary now the rain has gone...I can see all the obstacles in my face..."
Jinhos!

sapatinhos de verniz disse...

Pois que falem por Viana...
E que digam: "esta menina está mais feliz!"
Abraço

AnaBond disse...

e assim descobres mais um lado bom da vida... :)
(bem me disseste isso ontem, ahahha)

mas a sapatinhos de verniz é que tem razão :)

Unknown disse...

é verdade isso de ouvir melhor com os óculos postos, conheço mais 2 pessoas a quem isso acontece :)
bjs
ah! bem vinda ao mundo dos caixas de óculos... hehehe

Andreia disse...

Fizeste-me lembrar o meu irmão que a primeira vez que pôs os óculos na cara ficou maravilhado, e quando viu a minha tia, disse-lhe logo"Oh tia tens as sobrancelhas tão fininhas." Foi risada geral e ainda hoje gozo com ele por causa disso.
Beojinhos
Andreia

Anónimo disse...

ufa..........

ainda bem que aqui me entendem.....

comigo também é risada geral quando eu digo que ouço mal quando não tenho óculos.....

enfim.... coisas de quem não precisa de óculos, porque quem precisa...... tem que os aguentar.

continuação de bom trabalho,

tens trabalhos lindissimos.

Anónimo disse...

VIVA:):):)
ainda bem que ja ves.....
ja tinha decidido tratar disso pra semana quando ca estivesses...
beijinhos
teeeeeiiiiia

Anónimo disse...

Eu cá, tenho os meus óculos guardadinhos no porta-luvas para aqueles dias em que preciso de ver a vida mais bonita!Ponho-os e ...ahhhh....
Claudia

Anónimo disse...

Eu também busquei os meus novos óculos de ver ontem! Delícia! Eu posso ler de novo! E faço minhas as palavras da anis!
bjs

hpinto disse...

Ah!!!
E eu a pensar que era tolinha quando dizia isso mesmo: com os óculos ouço melhor!!!
Mas acho que é isso mesmo que as pessoas que não vêm assim tão bem sentes, com os óculos postos conseguimos ter mais atenção à expressão e aos lábios percebendo melhor o que é dito ;o)

Istari disse...

opa, sinto-me mal :( Serei a unica que sempre que vai trocar de lentes, fica grogue?? só mesmo passado um dia é que os coloco e fico UAU!! TUDO TÃO NITIDO!

Sónia disse...

Não estás sozinha nesta maneira de dizer... Para mim também sempre foram os óculos de ver :), depois mais tarde é que chegaram os óculos de sol!

Passei para conhecer o blog, achei piada ao nome e... adorei! O teu trabalho é fantástico e os textos que o acompanham ... hilários!!
Parabéns!