26 de fevereiro de 2007

giz

Hoje tiveram surpresa: giz de todas as cores e direito a ir ao quadro ilustrar uma história. Já tinhamos começado a história na 6ª feira e eu disse que guardassem os desenhos para depois continuarmos. Ora, houve três meninos que perderam os desenhos. Tiveram direito a humilhação pública e castigo. Orgulho-me de fazer da aula uma recompensa. Sempre que se portam muito mal, ficam sem fazer aula. Se vamos pintar, quem não trouxe o material (bata, copo de iogurte e pano velho) já não tem direito a tinta e pinta com marcadores ou lápis de cor. Coitadinhos, é remédio santo.
Hoje os três que perderam o desenho foram proibidos de ir ao quadro pintar com giz e ficaram apenas a copiar para o papel. Expliquei-lhes que daqui a 20 anos terão muita pena de ter perdido estes desenhos, que têm de ser organizados, pôr nome e data nos trabalhos e guardá-los sempre no mesmo sítio. Mas mais tarde, durante a pintura... o Daniel pôs-se de pé com jeitinho, para eu não ralhar e disse baixinho: "Ó Natacha, se nós que nos portámos mal, nos portarmos bem agora, podemos ir ao quadro?". Eu não respondi e tentei fazer cara séria, mas o meu coração partiu-se em bocadinhos e lá deixei os três criminosos irem também pintar, no fim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nat, bom dia! Vim tomar meu "café devagarinho" (o vício, de começar o dia por aqui, lembra?).
Aqui você falou uma coisa tão importante: a aula é uma recompensa, e não um castigo! Lembrei de que quando o Leo entrou para um infantário, enquanto eu estava conversando com a "educadora", ela estava vendo os desenhos que os meninos iam acabando e levando para ela. Fiquei chocada quando ela, rispidamente, mandou um menino voltar a pintar as nuvens, pois estavam ERRADAS, pintadas de cor de rosa! Ele tinha que pintá-las de azul!!! (Detestei a mulher...) E, com o tempo, constatou-se que, de facto, era uma má "educadora".
Outra situação foi com outra "educadora" da Gabi, que (sempre aos berros), mandavam os meninos (de 2 e 3 anos) que estavam a se "portar mal", irem JÁ para a mesa e fazer um desenho!
Bem... não é fácil...
Beijos e parabéns por ser tão boa fexexôra! Estas crianças nunca mais vão te esquecer.

Unknown disse...

Nat,

A culpa de não ter começado a fazer o relatório que tenho para fazer aqui no trabalho é tua... tua, tua, toda tua por me teres encantado com as tuas pinturas ontem e pelas tuas palavras hoje...
Felizmente já li o blog todo de fio e pavio e não terei mais necessidade de passar manhãs laborais a actualizar lindos blogs alheios.
Rita

Anónimo disse...

Obrigada às duas! Fico tão contente com o vosso carinho.
A professora do Leo era uma idiota e eu, idiota sou, por narrar histórias loucas que até eles questionam :)
"Nunca vi um cogumelo-casa!"
"Isso é porque não tens imaginação, Zé Pedro." - eu, ofendida :D
Oh Rita que querida! Volta sempre!! Junta-te a este grupo de tolinhas!
Beijocas

Unknown disse...

Vim aqui espreitar por ver o teu comentário no nosso blog. Foi quando descobri que a Rita (a minha irmã) já cá tinha estado e que tu és de Viana, e que pintas que é um espectáculo.
Tenho de cá voltar mais vezes.
Até lá, beijinhos da Ana Cristina

Anónimo disse...

Acho graça a usares a expressão "criminosos"... Ao princípio choca um bocadinho, mas depois entra-se no esquema... :)

Os teus alunos têm muita sorte em te terem como professora!

Bj,

Ana Montalvão