27 de fevereiro de 2007

dumbo



O filme mais triste e mais marcante que já vi.
O filme que me ensinou a gostar dos animais selvagens, gostar tanto que só os queria muito longe de nós, humanos.
Os elefantes, assim como muitos outros animais, criam laços afectivos com os seus familiares e amigos, sofrem com a perda dos seus queridos, visitam cemitérios e, às vezes, choram lágrimas gordas como as do Dumbo.
O filme Dumbo da Disney não merece ser pirateado. Merece ser comprado ou alugado e mostrado a todas as crianças e a todos os adultos (neste video, a música original, recebeu o Oscar - choro sempre). E para quem não gosta de bonecos como eu, fica este livro e este site.

5 comentários:

Anónimo disse...

Esse filme é lindo! Ainda tenho a cassete cá em casa, no meio de todos os outros filmes Disney.

Não consiguo ver o video, :( mas reconheço pela imagem que é a parte em aparecem todos os animaizinhos do circo, enquanto a mãe embala o Dumbo com a tromba. Chorei da primeira vez que vi, e continuo a chorar depois destes anos todos.

" Se você vai chorar, / Meu amor meu neném / Por favor, não chore não / Que essa canção é p'ra você"
Acho que era assim. E a lágrima já está no cantinho do olho, só de ter escrito a letra.

Beijinho

nat disse...

Obrigada Ritinha. Entretanto pus um outro video. Até é melhor do que roubar um pedaço do Dumbo.
A letra é assim mesmo. Tão triste. Pobre bebé :(

Unknown disse...

Lembro-me de ver os filmes da Disney quando era pequena. Ria e sofria. E gostava, claro, ainda hoje gosto. Ainda hoje rio e sofro.
No entanto, já adulta, o que mais me marcou foi o "Pocahontas"... e lá, também ela canta: "Tu pensas que esta terra te pertence / Que o mundo é um ser morto mas vais ver / Que cada pedra, planta ou criatura / Está viva e tem alma, é um ser", acabando em "Mas tu só vais conseguir / Esta terra possuir (parece-me que é assim, mas a versão em português do Brasil é "desta terra usufruir", o que me parece bem mais correcto)/ Se a pintares com quantas cores o vento tem..."
Esta é a música da Disney que me dá arrepior e vontade de chorar, nem que seja de comoção... Porque a acho tão verdadeira...
Rita

Anónimo disse...

Ai que eu só de a ler, ouvi-a toda na minha cabeça. Arrepio-me da cabeça aos pés...

Anónimo disse...

Também me lembro de ver o Dumbo no cimema, tinha para aí uns oito anos (tu ainda n devias ser nascida...). Não me lembro de tudo, mas de algumas coisas - e lembro-me de que na escola mandaram fazer uma redacção sobre o filme favorito e eu escrevi sobre este filme.

O livro e o site já tinha consultado há semanas, qd escreveste sobre os elefantes e o circo, não foi?

Bjs,

Ana Montalvão