25 de agosto de 2007

no minho bamos àiágua

Hoje fui pela primeira vez à praia, desde o ano passado. O mar do Minho merece fama mundial. É tão frio que não é frio, é granizado. Deve apanhar uma corrente qualquer vinda do Pólo Norte, só pode.
Eu entro na água fria em câmara lenta. Molho os pés, monho as canelas, molho as coxas e quando a água ultrapassa a linha da anca e se aproxima da barriga, dou início ao meu recital de canto lírico. É uma vergonha, especialmente se se mora numa cidade pequena onde se conhece de vista cerca um terço das pessoas que estão na praia. Mas em silêncio é-me impossível entrar no mar. Aliás, em silêncio é-me impossível praticamente tudo. Dizem os venenosos que até a dormir eu falo.

Hoje fui ao mar sozinha. Na minha caminhada lenta de única-pessoa-da-praia-que-se-atreve-a-ir-nadar, desci um degrau de areia sem querer e, quando vi uma onda a aproximar-se, soube que era o fim do tronco seco. Felizmente tinha o Bruno e o JB a verem-me e um amigo nosso a quem dizer "anda comigo anda comigo anda comigo".

Lembro-me do constrangimento que sentia aos 13/14/15 anos, na praia. Dos pêlos, da celulite (mal eu sabia o que aí viria), das maminhas (inhas ontem, onas hoje), de encontrar alguém conhecido e pensar "estou nua, ó pá porque é que eu vim?!". Dez anos e mais de dez quilos depois, quando a força da gravidade não perdoa as outrora inhas, levo o biquini que não faz milagres e auto-estima protecção 50. No dia em que me livrei do peso do olhar dos outros, fiquei leve, livre e muito mais feliz.

8 comentários:

Anónimo disse...

Linda :)

Marta disse...

Gosto muito do teu jeito de ver a vida!
Beijos

AnaBond disse...

gosto de te ler.

adorei o primeiro parágrafo... somos da mesma laia - cantoras líricas ao entrar no mar. eu nem vou ao minho banhar-me e também canto :D

e adorei o final.

BrU disse...

Falsa moralista. :D

Unknown disse...

Para mim os banhos, no Minho, já são quase impossíveis (pensar eu que noutros tempos adorava ir à Praia Norte).
Beijinhos da Ana Cristina

Anónimo disse...

Eu este ano ainda não pus os pés na praia, nem numa piscina :( Mas a água aqui é só para os valentes hehe. Beijocas gordas. Nhocas

Anónimo disse...

Ah! Mulher de coragem. Pois eu já não vou a banhos há dois anos. O ano passado, já quase no final da gravidez, achei melhor não entrar na água, para não congelar o bebé. E este ano ainda não consegui ir à praia!!
Achei divertidíssima a imagem do granizado. Ainda estou a rir... e continuo a sorrir quando me lembro das tuas descrições.
Pelo que dizem, a água fria faz bem à celulite.
Sandra Silva, V.C.

Eunice Rosado disse...

Ensina-me... porque é mais importante para mim chegar "aí" do que perder peso!