28 de maio de 2010

O meu blog anda careca. Meio despido.
Eu estou cansada de ser plagiada. E de ver plágios. Estou farta de gente que tem imaginação a menos e lata a mais. Perdi a vontade de pôr aqui as coisas que crio e de que mais gosto. É só fazer uma pequena pesquisa e encontram-se facilmente as cópias mal amanhadas do meu trabalho à venda. Puta que os pariu. É o que eu digo cá em casa. Mas no meu blog cor-de-rosa não posso.
Eu sei que não deveria ser assim. Há tanta gente que gosta do que eu faço, que me apoia e me respeita. Tenho de aprender a lidar com isto. Estou cansada. Ser artista e tentar viver do que se cria pode ser uma valente merda. Sinto que poucos entendem o que é passar uma vida toda a desenhar, a estudar, a aprender, a gastar dinheiro aos pais para pintar e desenhar mais, a desenhar e a pintar para poder juntar dinheiro e assim continuar a desenhar e pintar. A criar. A ser minimamente honesta. A recusar fazer cópias de outros sem a devida autorização. Deixem-me em paz com o Winnie e a Kitty, que eu gostava tanto deles e agora já nem os posso ver.
Quem, como eu, escolhe o caminho difícil da originalidade, recebe como recompensa o roubo por parte dos que escolheram o caminho fácil. Puta que os pariu. Era o que eu diria agora se não estivesse a escrever no meu blog cor-de-rosa.

18 comentários:

rutinha disse...

oh nat tens toda a razao, mas por outro lado nao divulgando não dás oportunidade mostrates o teu talento e de angariares clientes...não há bela sem senão ;)

cabe aos clientes, saberem distinguir a qualidade de uma cópia reles!

um bjnho grande!

Unknown disse...

estou a aplaudir de pé

pontos disse...

Fico triste, mas compreendo-te perfeitamente. Mas tens muitos seguidores que te adoram, por isso não desistas.
Beijocas grandes e diz palavrões à vontade, és no norte e estás desculpada :)

Dulce disse...

Eu digo contigo: Puta que os pariu!

draaninhas disse...

Nat, a teu talento é muito superior à desonestidade alheia. Sei que às vezes só isso não chega para passar ao lado da estupidez, mas nunca duvides. Não fosse este um blog cor-de-rosa e eu escreveria puta que os pariu a todos!!!
Bj grande

Daniella Elayne disse...

Nat, deixa p'ra lá, como diz o brazuca.
esses nunca se vão sentir valorizados e acarinhados como tu és por mérito próprio.
Não chegava seres uma tremenda de boa Artista, és também uma pessoa de um coração muito grande.

Deixa p'ra lá

Foca a tua energia naqueles que gostam do teu trabalho e que te querem bem.

conheces aquela expressão: Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo
Beijinhos linda.

*******************************
Para serem Fans da Natacha no Facebook, clickem aqui: https://www.facebook.com/pages/Natacha-Santos/124308694249066?v=wall

beijinhos

sara aires disse...

Acabo de encerrar uma semana negra no que diz respeito a este tema, com um post semelhante. É mesmo importante continuarmos a insurgir-nos contra isto e a apregoar a originalidade. Temos que acreditar que o nosso caminho é o correcto e nos há-de levar longe. Aos outros, desejo-lhes um "cérebro"! Sim, não percam tempo, comprem um cérebro... vão ver o jeito que dá. :s

Anónimo disse...

Pois eu acho que devia expo-los. Os plagiadores. Mostrar aqui o seu original, e a cópia nojenta (desculpe, mas não tem outro nome...). Seria forma de quem aqui vem, ter oportunidade de ficar a saber quem são esses "artistas" e, caso se proporcionasse, vir a esclarecer potenciais clientes dos mesmos, desmascarando essa gente sem escrúpulos.

pontos disse...

Oi,

depois de ler, não posso senão deixar de concordar com o Anónimo. Se essas pessoas não têm pudor em andar por ai a divulgar o plágio, nós também não o teremos em andar a chateá-los, certo? ;)

Giovana Dechen disse...

Nat,
Seu talento é único e original.
Infelizmente há os plagiadores porém, estes, não se estabelecem porque você sempre irá suplantá-los. Não desista de postar seus personagens porque nós que sempre visitamos sua casinha cor-de-rosa, a-ma-mos.
Enfrente com a cabeça erguida e com a mesma coragem de artista que te move.
Admiro sua força e seus protestos!
Beijos,
Giovana Dechen

Rosa disse...

È tudo 100% verdade! Lamentável a pirataria, roubos de toda a espécie por essa net fora... mas, o trabalho genuino, verdadeiro é distinguido da fancaria!
Queria elogiar as suas maravilhosas obras que tanto admiro.
Estou a tirar um curso de desenho artistico por correspondência, é um Longo caminho a percorrer, é Muito dificil "aprender " a desenhar, mas a Nat tem, calculo, um dom inato e natural para esta arte...?

Ísis disse...

olá,

Já há muito tempo que não comento, mas ando sempre por aki a ver das novidades.

Realmente a vida de artista aqui ou em qualquer outro ponto do mundo é sempre difícil, mas o teu trabalho é magnífico e são esses artistas que vingam no fim de tudo, a única diferença é que tens de pensar em mais alternativas para mostrares o teu trabalho.

Muitas vezes são os nossos inimigos que nos fazem evoluir ;) pensa nisso...

Bjos de quem admira imenso o teu trabalho.

Ísis

Cláudia N disse...

Olé Natacha.
É horrivel, esse plágio, mas concerteza essas pessoas nao se arriscam a ir a casa de alguem fazer um borrão que seja, pq os teus desenhos sao unicos...:)
Lê este blog e aprecia o q é um plágio:
http://horas-perdidas.blogspot.com
Beijos.
Cláudia Nande

Anónimo disse...

Oh, Natachinha! Que saudades! Nunca mais soube nada de ti :(
Está tudo bem?

Beijinho, beijinho!

nat disse...

Muito obrigada a todos!!! :D*

MaçãPipoca disse...

Olá Natacha, as tuas ilustrações/desenhos são a coisa mais linda e amorosa que eu já vi. Não te rendas ao Winnie e à Kitty, porque, um dia qundo eu tiver um bebé e um quarto para ele quero muito que ele seja feliz a olhar para os lindos e amorosos desenhos que terá nas paredes :) (é só um desejo, que quem sabe um dia se realizará) Beijinhos! e muitos parabéns pelo teu lindo trabalho.

Luciana Pretta disse...

Oi Natacha eu sou sua fa e acho que tens toda razao, mas nao se desanime nao, pois os grandes artirtas entraram para historia e os plagiadores foram esquecidos!!!
grande beijo

Sandra Diogo disse...

Pois... put* que os paira...

Mas pensa assim...

...Pedras no caminho guardo-as todas um dia vou construir um castelo... FP