16 de outubro de 2007

surpreendente

Ontem estávamos eu e a Raquelita na fila dum sinal vermelho, no Porto. A uns oito metros de nós, numa passadeira com sinal verde, um senhor com mais de setenta anos caiu redondo no chão. Do carro que estava parado no vermelho, em cima da passadeira e a vê-lo não conseguir levantar-se, não saiu ninguém. Nem de mais carro nenhum. E enquanto eu pensava que alguém dum carro mais próximo do senhor chegaria primeiro que eu para ampará-lo, muitos alguéns pensavam certamente que ele havia de se levantar sozinho.
Cheguei ao mesmo tempo que um senhor vindo dum passeio. À medida que falávamos com o velhinho, a voz dele começou a tremer, como se fosse chorar.
Quando larguei o senhor fiz questão de olhar para o condutor do carro e da sua acompanhante, para saber o que é a cara duma besta. Que ainda me acenou, não sei em tom de quê.

Ninguém me diga que eu e o outro homem é que somos boa gente.

19 comentários:

Anónimo disse...

inacreditável...

nat. disse...

é incrivel as cenas que por vezes presenciamos...
anda um total egocentrismofaltadecaractereparvalhiceaguda por ai (desculpa lá a palavra grande como costumas usar..)
é incrivel como as pessoas não se apercebem que um dia também vão ser velhinhas e poderão também cair redondos na passadeira, e então? será que não gostariam que alguém os ajudasse?
Esse tipo de coisas revolta-me tanto...
Também fico confusa quando vejo um ou outro velhinho(a) sozinho(a) num hipermercado, quando se nota que estão ali completamente deslocados, que não sabem bem o que fazer... ou quando vejo um velhinho(a) sentado(a) sozinho(a) no jardim o a vaguear pelas ruas, com o olhar vazio de quem está abandonado...

ao ver o que vejo hoje, tenho medo de chegar a velha...

Desculpa lá o testamento...
Beijinhos

Anónimo disse...

é incrivel realmente o mundo em que vivemos...tenho um respeito imenso pelas pessoas de idade, e associo-as sempre aos meus avós, talvez por isso consiga olhar para um estranho com mt ternura. Obrigada minha irmã por seres quem és AMO-TE. ès linda. Nhocas

Li* disse...

que nervos...
parvos parvos parvos...

grrrrrr.

framboesa disse...

este, não dá para dizer mesmo nada!!!

Anónimo disse...

Que mundo egoísta e hipócrita, este. Tanta gente feia e imunda... e julgam que são GENTE! >:(
Que mundo... que falta de respeito! Que falta de HUMANIDADE!

Estas coisas também mexem muito comigo, mesmo muito...

macati disse...

entao posso dizer que és humana? mmm talvez nao, com tantas coisas que vejo os seres humanos fazerem de mal... talvez... sensível! tb fico revoltada com estas situaçoes...
bjnh e continua a ser boa rapariga hehehe
manela

Unknown disse...

É revoltante...:(((((

Fitinha Azul disse...

sem palavras:(

Unknown disse...

revoltante... devem ser uns daqueles que internam os pais e os avos no hospital na época do natal para terem menos uma preocupação!!!!!

sara aires disse...

É que já não basta a própria sensação de que não somos senhores do nosso corpo, da nossa acção (que muitas vezes nem em novos somos...) ainda ter que aturar a pequenez, a estupidez e asnice de "poias" de gente como essa! Dá vontade de os arrancar do carro e obrigá-los a pedir desculpa... ou rogar uma superpraga daquelas que tu sabes. ;)
Tomara que um dia se lembrem do quão foram amigos do próximo.

Tulaunia disse...

é horrível, cada vez mais as pessoas optam por fazer de conta que o resto da humanidade não existe e que, existindo, não têm nada a ver com os problemas delas.
Esta desumanização da humanidade é triste e tão preocupante quanto o aquecimento global.

Tereclopes disse...

São as ditas pessoas "nariz empinado", que não prestam para nada. Põem-se nas alturas com a medida feita por elas próprias e o resto é cenário.E se alguém diz alguma coisa, ainda por norma são mal educados, são importantes de mais para ligar a estas coisas... Enfim, sem mais comentários ...

Anadosol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anadosol disse...

Anadosol disse...
Acredito, infelizmente, que não é apenas com as pessoas mais velhas, mas sim com toda a gente. Lembro-me de quando andei sozinha às voltas no meu fiesta cor vermelha que desapareceu devagarinho queimado do sol, e que depois de sair pelo tejadilho fiquei 10 minutos a ver passar os carros!! Desde essa altura fiquei... mais maluca, mas também mais incrédula em relação às boas intenções das pessoas. Não há pachorra para actos assim e resta-nos fazer aquilo que que achamos mais correcto, mesmo que amais à frente ou ao nosso lado esteja uma múmia sonsa egoísta!
"Desumbiguemos" por favor!!!!

Beijo para ti NAT!!!

Unknown disse...

Oh Nat, nem tenho nada para dizer desta situação...
Passei para te dar um beijinho e dizer-te que pus uma foto lá "em casa" (o blog) e pensei em ti...
Rita

pensamentosametro disse...

A solidariedade, a humanidade e a compaixão devem estar fora de moda, bem como as mais elementares das regras de educação, felizmente alguns, poucos, vão resistindo à maré.

Beijo

Tita

JoanaM disse...

Aqui mais uma estranha de visita, que de certeza não vais encontrar na padaria! O problema é que nós deixámos algures de ter capacidade para olhar e pensar nos outros. Está tudo mal! E agora temos que voltar ao inicio e trabalhar para nos lembrarmos que todos vivemos neste mundo e de como é bom pensarmos uns nos outros e tratarmo-nos bem... Espero e vivo por esse futuro melhor :) Bjs

sapatinhos de verniz disse...

Ainda me lembro que em miúda era uma criança traquina, marota, mázinha mesmo...!
Mas a lembrança constante que a minha mãe fazia, de que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós, acabaram por fazer com que muitas das minhas atitudes mudassem!
No caso que relatas, acho que podemos pensar também que, devemos fazer aos outros o que gostariamos que fizessem com aqueles que amamos, quando não estamos por perto para faze-lo!
Imagino que se isso acontecesse com os meus pais e eu não estivesse ao pé para os ajudar, gostaria que as pessoas que presenciassem uma cena triste dessas, corressem para os ajudar!
De facto, tu e o outro senhor não foram os bonzinhos, os outros é que foram de um sangue gelado que não os conseguiu mover! Uns verdadeiros parvalhões!
Ainda bem que todos (até esses parvalhões todos que andam por aí) podem contar com seres humanos como tu e o senhor que ajudaram outro ser humano em necessidade!
Abraço