3 de outubro de 2007

made in

Tenho esta obsessão pela origem das coisas. De onde vieram, quem as fez, em que condições, porquê, por quanto e para quê. Em relação a tudo e sem controle. Daí o meu pavor de comprar produtos que muito provavelmente vieram das mãos de escravos. E daí o facto de não comer animais. Hoje vi por acidente um programa de culinária no youtube em que a cozinheira fazia lagosta. "Por favor usem apenas lagosta fresca, viva!" - a lagosta tinha as pinças presas - "Água a ferver, água mesmo a ferver!"
Só fui uma vez ao KFC. Para além de não ter gostado de comer duma caixa de cartão, detestei observar o formato da asa de frango que estava a ingerir. Entre a gordura que quase pingava e o excesso de carne mole, um esqueleto deformado. Fui imediatamente transportada para o aviário, para as condições em que aquele animal viveu e morreu. Ainda não fazia ideia da dimensão do horror nem tinha lido sobre o assunto. Mas não acabei de comer e nunca mais pus os pés naquele restaurante.

Pergunto-me tantas vezes por que tenho uma visão (visualização) tão clara de algumas coisas. Dos bichos industrializados, é como se eu fosse um deles. Da minha culpa se contribuir com um cêntimo que seja. Do que eu queria que mudasse no mundo.

5 comentários:

Marta Mourão disse...

Já viste a "Geração fast food"? Recomendo esse filme a muita gente. Acho que quem o vê, fica sem vontade nenhuma de voltar a comer carne.

Anónimo disse...

És tão bonita :)

Um beijo, querida.

Unknown disse...

lembras-te qd o pingo doce fazia sugestões de receitas???? uma vez a sugestão era sapateira e eu ia jurar que os olhitos do bicho piscaram mm antes de entrar para a panela de água a ferver...

Anónimo disse...

Existem várias coisas que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos!
Em termos de alimentação, muita coisa há a mudar, e pessoas que foram habituadas desde miúdos a comer carne, têm agora dificuldade de iniciar um regime alimentar baseado só em legumes! Mas não é impossível!
O conselho que deste para não desperdiçar do duche, que gastamos até que aqueça, é um óptimo conselho!
Utilizar sacos fortes, de tecido, para transportarmos as compras é outro!
O papel higiénico reciclado, mais uma ... boa!
Mas queres outra dica?!
Sabias que podes poupar muita energia, se ao contrário de teres um blog com fundo branco, o modificares para um fundo a negro?!
A Google chegou a números astronómicos quando fez uma previsão de quanta energia seria poupada se fizessem uma mudança desse genero! Já imaginaste quantas pessoas procuram o teu blog?
Pensa nisso!
Abraço

nat disse...

Obrigada meninas :)
Sofia, não consigo deixar de me rir ao imaginar o terror da sapateira a pestanejar... Uma vez, também no Pingo Doce, havia sapateira viva no meio do gelo e mexia-se muito devagar. Eu só tive tempo de dizer "BRUNO ESTÁ VIVA BRUNO, QUE HORROR BRUNO!", fugir para o corredor dos frutos secos e ver tudo a andar à roda. Foi por causa do marisco que deixei de comer peixe.

Rute, falei aqui
do Blackle e tive o blog preto como acto simbólico durante uns tempos :)

Obriagada :)*****