5 de junho de 2007

voltas e voltas

A tourada é daqueles assuntos ao qual se dá a volta tão facilmente, numa discussão, que até já enjoa discutir. No entanto eu não me canso de bater no ceguinho e enquanto puder ajudar alguém a definir bem a sua posição (seja contra ou a favor da minha), melhor para todos.

Fiz a petição em formato de site para que a mudança comece por algum lado (e para quem não sabe, Viana City não está no CidadeAntiTourada, embora devesse estar) mas ainda assim foram centenas de pessoas as que entraram e não assinaram. Talvez porque não concordem com a abordagem, talvez porque não sejam de Viana (então não lhes interessa o que aqui se faz).

Bem, aqui está o vídeo polémico.

A última volta que se deu ao assunto foi uma coisa deste género:
Ai que ofensa tão feia às mulheres! Ai córror a compararem os direitos dos animais com os direitos do Homem! Ai que ofendem a Nigéria! Ai que estupidez falares da tourada! Já viste a indústria alimentar, o que faz com os bichinhos??? Se comes carne não podes defender os touros! És hipócrita!

Outra volta muito bem dada que se dá a uma bela tradição de cá da terra, é a ida aos copos em nome de uma vaca torturada. As pessoas da minha idade que nem sequer gostam da Vaca das Cordas, correm para Ponte de Lima em busca de finos baratos. Não vêem a vaca, pois não, mas patrocinam tão bem a festa. Não gostam de ver os animais sofrer mas gostam tanto de uma noite bem passada.
Eu adoro, amo Ponte de Lima. 364 dias por ano. No dia da tradição não vou lá nem que me paguem. Não dou um cêntimo por coisa nenhuma e não vejo os patos que adoro, enquadrando-me no cenário pitoresco e tão turístico e tão cultural.
No Brasil também se mantém a tradição dos rodeios às custas de concertos dados por bandas muito famosas. E lá vai tudo ver. Não que gostem dos rodeios (não que se faça mal ao bichinho, aquilo são só uns saltinhos e uns laços, é a brincar) mas não se pode perder a festa.

Já devo ter dito isto aqui antes: Quem quer ser touro numa tourada? Quem quer ser touro em Ponte de Lima? Quem quer ser touro num rodeio? Quem quer?

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu é melhor estar caladinha... que ainda me ponho páki a gritar... com o cansaço que tenho em cima... é o mais provável.

hpinto disse...

O vídeo está brutal! Muito bem conseguido. E aborda bem a questão. Fazer as coisas só pela tradição que elas têm?! Pois, inventem outra!
Confesso que me custa passar sem comer carne, apesar de por vezes pensar em como é morto o animal que estou a comer. Confesso tambem que muitas vezes ponho de lado esse tipo de pensamentos e sigo em frente com a minha vida - afinal já tenho tantos problemas para resolver que por vezes sou egoísta o suficiente para nem querer saber...
Mas daí até tolerar a barbárie que é certos "jogos de poder", do magoar por prazer, como forma de divertimento e com a desculpa de que é tradição?! Há coisas que metem mesmo nojo!
Só tenho pena de não ter a tua garra e a tua vontade para lutar mais pelas coisas em que acredito e para por de lado as coisas que não tolero... mas vou aprendendo a fazê-lo ;o)
Beijocas grandes
P.S. - espero que não te importes... Tirei um pouquinho duma imagem do teu blog emprestada para por no meu blog...

Unknown disse...

Muito bem conseguido o video e a comparação é perfeitamente legítima.
Eu como carne, nem toda, mas como, muitas vezes penso no sofrimento dos animais no matadouro, mas pelo menos não morrem com ninguém a aplaudir e a achar graça.
Nunca fui a uma tourada e o próximo objectivo é acabar com o viciozinho que algumas pessoas têm de levar as minhas meninas ao circo no Natal.
E tens razão Ponte de Lima é uma cidade lindaaaaaa :)
beijocas e bom fim de semana

Unknown disse...

que vídeo tão expressivo. e antes de ser uma comparação entre direitos, penso que seja um alerta geral para a impiedosa tradição tauromáquica. é lamentável que ainda se continue (em pleno séc.xxi e num país dito desenvolvido) a fazer sofrer a favor do divertimento. sem dúvida, o irónico vídeo retrata toda esta deplorável situação...
felizmente a minha cidade é antitourada e espero que viana city e muitas outras assim o sejam.
parabéns pela grande divulgação desta (e de outras) causas!

Anónimo disse...

exactamente. e já disse tudo.