30 de junho de 2007

porque é que eu ponho esta imagem aqui?

Porque se pusesse esta talvez espantasse 50% das pessoas que entram no blog. E o que eu quero é que vejam, leiam e assinem esta petição, se concordarem comigo.

Mulesing é o nome dado ao seguinte procedimento (vou falar grosso porque não sei explicar doutra maneira):

  1. Os produtores de lã (na Austrália, por exemplo) precisam de manter as suas ovelhas saudáveis
  2. (30% da lã mundial é australiana)
  3. As ovelhas merino produzem muita lã na zona que circunda o ânus
  4. Essa zona pode ficar porquita e atrair uma mosca que lá põe ovos que depois dão em larvas e que se alimentam da ovelha, o que dá em doença, logo, prejuízo para os produtores de lã
  5. O que fazer?
  6. Corta-se um naco de carne ao animal, o que é bastante inteligente, uma vez que onde é retirado um naco de carne, não deve voltar a nascer pêlo.
  7. Mais inteligente ainda é poupar dinheiro na não-utilização de qualquer anestésico em todo o processo
  8. (Produzir lã é um negócio lucrativo e inteligente. Não sei por que continuo a pintar feita parva)
  9. É escusado eu dizer o que faria aos senhores que praticam mulesing
  10. Também é escusado dizer por que fujo a sete pés de roupa cuja etiqueta diga "lã". Mas digo: é que o mais provável é que na percentagem de lã haja sangue. E a cor do sangue não me fica bem. Sou vaidosa.
Eu sinto-me na obrigação de dizer que é muito provável que muita da lã que vestimos venha de ovelhas mulesingadas. Também devo dizer que quando a lã das ovelhas australianas já não é boa, elas são exportadas para os nossos pratos. Fazem viagens infernais de barco porque o melhor método para manter a carne fresca durante o transporte, é mantê-la viva. Assim ou assim ou assim.

Também tenho de dizer que ao assinar a petição (digam o que disserem, eu amo, adoro, venero a PETA) estaremos a pressionar os produtores de lã para criar alternativas a este método.
E agora que já me apetece chorar e escrever palavrões e pragas aqui, vou embora.
Nota: Eu ainda tenho camisolas de lã, ainda tenho algumas sapatilhas de couro e ainda não sou vegana. Mas posso dizer que não tenho síndrome de avestruz e que quando sou alertada, abro a pestana.

17 comentários:

BrU disse...

A PETA devia envolver-se no tráfego ilegal de armas.

Kelly disse...

Tens razão....
è ncrivel a insensibilidade de ver um animal a sangrar e seimplesmente ignorar e passar para o seguinte. Já assisti a tosquias e eu própria já tosquiei - fazia parte da licenciatura - e nunca vi nada assim....
Acho que deves continuar a chamar a atençaõ para estas coisas - porque aquilo que não vemos não nos dói...
POr isso, continua Nat!!!

Eu já assinei....

Li* disse...

Eu tb já assinei.

Estúpidos.


Beizinho grande p ti*

Unknown disse...

que horror... :(

(e vivá lã bio... essa não tem maltratos, pois não?)

Marta disse...

Tenho de ir vomitar!
Marta

Anónimo disse...

Obrigada por participarem e por terem lido até ao fim. Há muita gente que prefere não saber de onde vem as coisas que compra. Eu penso assim: se pago por uma camisola de lã, pago também para que uma ovelha seja torturada até à morte. Posso optar por comprar a camisola, mas compro-a consciente do que isso significa.
Neftos, imagino que a lã biológica seja de ovelhas mais saudáveis mas não faço ideia das reais condições em que vivem e morrem. Temos de investigar!

Convenço-me cada vez mais de que vacas ordenhadas à mão, ovelhas tosquiadas com carinho, abelhas livres em colmeias naturais e pérolas encontradas por acaso não passam de contos de fadas. Para não falar do resto...

Beijinhos a todos :)

Anónimo disse...

ja assinei... :(

Anadosol disse...

Também já assinei e Nat, vamos continuar a lutar por esses mundos que falas... contra tudo o que é cruel e desumano e a favor de um mundo mais alegre.

Beijinhos menina

*anadosol*

Carla Delgado disse...

OBRIGADA

Lulu disse...

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS.”
Luther King

rosinha_dos_limoes disse...

Arrepiante!
Já assinei.

Isabel Aleixo disse...

Vou já a correr assinar mas, tenho de dizer que ainda há pastores que tratam as suas ovelhitas com carinho e respeito (sem que no entanto perguntem à ovelhita: «Desculpe, D. Ovelha, apetece-lhe algo? Quer ser, talvez, tosquiada???).
Conheço alguns pastores que cuidam das suas ovelhas - na minha zona e sei de alguém que conhece outros na Serra da Estrela.
De qualquer modo, obrigada pela partilha desta hedionda informação.
Custa saber que há muito mais atrocidades por aí fora.

Anónimo disse...

Arrepiante mas muito interessante.Obrigada :o)

AnaBond disse...

ouch. não fazia ideia.
que dor... como é possível.

já assinei, claro.

Amélia do Benjamim disse...

Olá, vim aqui ter pela Elsa Castelo e pelo post da encomenda dos CTT.
Eu gosto tanto de ovelhas, elas fazem parte do meu imaginário infantil.
Já está assinado, esperemos que vá a tempo de pelo menos uma...
Beijinhos
Gostei do teu blog.

Anónimo disse...

Seu blog é fantástico!
Um abraço

Anónimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!