13 de julho de 2007

festa brava

Que bonita a festa. A tradição e os aplausos.
Que bonitas as pessoas que tanto gostam dos touros.
Que bonita a cor e os famosos nas bancadas.
Que bonita a música e que lindo relato.
Que linda a arte de bem torturar.
Que lindo canal de televisão que patrocina isto.
Que linda a estrelinha dos morangos a dar a cara às câmaras.
Que vergonha a minha.

O que eu queria é que cada toureiro fosse amarrado às costas de um touro e levasse com as bandarilhas umas atrás das outras.
Queria que cada forcado fosse transformado em cavalo e corresse às voltas até não aguentar mais.
Queria que cada aficionado fosse, depois de bem toureado, objecto de gozo de uma série de homens ridiculamente vestidos que se pendurassem no seu corpo e se amarrassem - à falta da cauda - a um penduricalho fálico qualquer e o puxassem violentamente até que ganhassem a incrível luta.
Queria que o público extasiado batesse palmas incessantemente até que estas sangrassem tanto quanto a carne do único animal corajoso da praça.

Queria não ter de ver isto quando mudo de canal: homens virados para o céu a fazer o sinal da cruz.
Realmente cada um inventa o deus que quer. O deus dos toureiros não é certamente o mesmo deus do touro. E também não é o meu.

13 comentários:

Anónimo disse...

subescrevo!!!!!!há coisas k não dá para compreender!!!!

nat. disse...

concordo.. se ha uma das coisas que não gosto mesmo é de tourada!
:( Beijinhos

macati disse...

e nem imaginas o quanto as pessoas adoram e falam da afficion (whatever that is) das touradas no sitio onde moro... e a vibração e as enchentes... eu realmente nao pertenço aqui mas o trabalho obriga!!!! fico superrevoltada. concordo tanto contigo.
manela

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito. Parece algo retirado da época medieval....Nhocas

mio disse...

Subscrevo tudo!

Carla Delgado disse...

Tenho de concordar ctg apesar da dureza das tuas palavras.
Não há respeito pelo animal "neste ditos espectaculos" logo também não o poderá haver por quem os aplaude.
Talvéz a dureza possa transmitir indignação e repulsa por esta crueldade praticada nas arenas.
Não se pode faze-lo e pedir que Deus o abençoe. Gosto de acreditar que o meu Deus não o fará!
um beijinho
carla

Sapinho Cor-de-Mel disse...

Concordo contigo!
Se há coisa que odeio são as touradas. Irrita-me profundamente.

Um beizinho grande*
Li

Isabel Aleixo disse...

Calculas, portanto, o meu desespero de morar na Vila Franca de Xira taurina...
Gosto da minha região e de alguns aspectos culturais; quanto aos bois, gosto de vê-los pastar nas Lezírias mas é só isso; abomino completamente toda e qualquer manifestação que intente a molestação de qualquer ser vivo.
E ainda há quem diga que os animaizinhos não pensam...
Pensássemos nós, Homens, e - acredito - tudo seria muito melhor!

Tendo em conta que é com vermelho que se acena aos touros, parece-me que é com «Vermelho Devagarinho» que se vai acenando a algumas consciências.

Obrigada, também, por isso.
Beijinho

Van Dog disse...

Estou contigo.

Anónimo disse...

Minha querida,
sinto cada palavra tua como se fosse minha.
Nós vivemos numa "Cidade Saudável", mas no fundo a maioria das pessoas sofre de uma doença terrível: a indiferença e incapacidade de agir contra o que não está certo.

É mesmo saudável ser-se cruel com os animais. É por isso que, como futura profissional de saúde, aconselho todos a assistir a uma tourada!

Ai não! Afinal eu sou é uma tonta sem a mínima noção do que é cultura!

Beijinho.

Anónimo disse...

Não posso dizer que faço minhas as tuas palavras pois por mais que concorde e sinta horror pela tourada, jamais seria capaz de dizer em tão poucas palavras e de forma tão extrordinária aquilo que aqui descreveste.Parabéns!

Anónimo disse...

ainda bem que existem pessoas como tu... que sabem realmente dizer aquilo que muitos de nós pensamos! beijinhos bárbara

AnaBond disse...

concordo em pleno. abominante.