3 de março de 2007

patetices

De volta do Pateta para a Beatriz, penso nos direitos de autor do Walt Disney. Logo depois de ter feito um Noddy, fui informar-me junto da Sociedade Portuguesa de Autores sobre o que deveria fazer quando me pedem um boneco que não é de minha autoria. Disseram-me que se fosse num espaço público, talvez tivesse de pagar alguma coisa. Em relação à música, quando o compositor morreu há mais de 70 anos, já não temos de pagar direitos de autor. Ora, o Walt Disney morreu há 40. E agora que torno público o meu trabalho, sinto-me na obrigação de fazer alguma coisa. Jamais tentaria consolar-me com a desculpa de que "o império Disney não sofre com menos 100€" assim como não me consola a ideia de que os autores do Noddy ou do Pooh já estejam mortos e milionários. Para um cliente, talvez o valor da obra fique apenas pelo desenho mas para mim não. Eu, que vejo os meus bonecos a 3D dentro da minha cabeça, que os ouço e toco, que converso com eles, ficaria muito desgostosa se alguém um dia os reduzisse a simples desenhos copiáveis e assim ganhasse dinheiro, sem sequer me avisar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Beeem! Cada vez te admiro mais meeeesmo! Eu bem sei que não pinto, as únicas obras de arte q reproduzo são musicais e pertencem a compositores na sua esmagadora maioria mortos há bem mais de 70 anos... Mas acho q tinha a tentação de pensar tal como disseste, na dimensão do império Disney e Noddy (e eu continuo a dar-lhes a ganhar...).

No entanto, faz todo o sentido: quem cria arte (e a vive tão intensamente como tu fazes) respeita ainda mais a arte dos outros.

Parabéns (mais uma vez). Bjs,

Ana M.