2 de março de 2007

binhas


A minha avó. Detesta o nome que tem e por isso é Bibinha. Uma mulher de armas, que sofreu tanto e já esqueceu muita coisa. A única avó que tenho, apaixonada por homens famosos que deseja beijar (palavras dela), tem 81 anos e pinta os olhos. Usou calças, teve leitor de VHS e telemóvel primeiro que qualquer mulher da idade dela. Tem pena que o Freddie Mercury fosse gay e adora broa, como eu.
A Binhas apanhou uma gripe e de repente ficou muito pequenina, quando a vi a tremer de febre. Veio-me à cabeça o tempo em que eu era mais baixa do que ela e ela tomava conta de nós. Dava-nos bolachas maria com manteiga, punha-nos a ver desenhos animados e deixava-nos brincar com toda a quinquilharia da casa. Comia morangos com açúcar e no fim lambia o pires. Dormíamos juntas e ela contava histórias, víamos as teias de aranha no tecto, cantava para mim e passava a noite toda a cobrir-me para eu nunca apanhar frio. Fazia bife com batatas (fritas ou cozidas) e nunca me esquecerei do arroz dela. Agora, como é uma mulher moderna, aquece as coisas congeladas no microondas e pronto.
A minha avó ficou pequenina e tão frágil, com febre e tosse e eu lembrei-me do Alberto Caeiro com vontade de chorar.


"Quando eu morrer, filhinho,
Seja eu a criança, o mais pequeno.
Pega-me tu no colo
E leva-me para dentro da tua casa.
Despe o meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E dá-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
Que tu sabes qual é."

(O Guardador de Rebanhos)

6 comentários:

Anónimo disse...

Que bonito Natacha! Um dia quero ser uma avó cujos netos irão recordar para sempre (por bons motivos), sobretudo no coração. Uma avó que dá carinho, não que trata mal. Uma avó como nunca tive. Por isso me emocionei com este post.
Beijinhos,
Marta

Anónimo disse...

Muito obrigada Marta. Um beijinho também...

Anónimo disse...

Quase que adivinho o nome da tua avó - tenho uma tia que também chamamos Bibinha. É linda a tua avó. A tua descrição faz-me lembrar uma das minhas avós, a que já n está connosco. Vivia no Porto e quando íamos ter com ela ou ela connosco era uma festa, dava-nos prendas fantásticas, doces e comidas fabulosas, e abraços muito apertados (desses na altura não gostava muito, mas agora arrependo-me de n a ter abraçado mais forte e mais vezes...).

Aproveita muito a tua avó Binhas, dá-lhe muitos miminhos, dá-lhe "sonhos teus para ela brincar"...

Bj gde,

Ana Montalvão

Anónimo disse...

:,)Ainda a semana passada, qd ca teve em Lx, lhe perguntei pelo arroz dela:
-Que arroz?
-Aquele arroz q nos fazias qd chegavams a viana exaustos da viagem..
- Não sei! o q é a sobremesa?
- molotofe!
- O que é um molotofe?
Eu adorava tb o molotofe dela... A nossa Binhas...
Rita

Anónimo disse...

Esse vermelho devagarinho me emociona todos os dias. Como é linda a tua Vó! Nada é à toa, mesmo... Mas lembrei da minha fantástica "nonna" (avó italiana), que cheirava sempre a talquinho, estava sempre lindinha (como eu: sem baton e brincos, se sentia "nua") e que vibrava com a emancipação da mulher através das conquistas das sobrinhas e netas. Era divertidíssima e eu andava sempre com ela... que saudades..:,)

Anónimo disse...

A Bibinhas é uma mulher única e que admiro tanto!!!Eu tenho muita sorte porque além das duas avós maravilhosas que tenho pude ainda usufruir de alguns destes cuidados da Bibinhas... Um beijão enorme para ela, uma mulher lindissima, sempre arranjada e cheirosa... ;)

Sandra