27 de novembro de 2008

avianense

Há dias eu e a Babá fizemos uma aposta. Depois de uma aula intensa no ginásio fomos jantar e eu (bipolar) dizia que gosto tanto de salada e de bróculos cozidos com azeite, como de gelado. Ela perguntou-me se sabia quantas calorias tem o azeite, eu disse trezentas, quatrocentas, talvez. "Não senhora, tem novecentas! Ó Babá estás tola. Por cem gramas? Nem pensar. Mas é que nem pensar! Tem novecentas!!! Não tem nada!!! Vale uma aposta? Pimba! Uma mousse de chocolate! Pimba! Um gelado de meio litro! - e a Cilu no meio: e eu que sou a testemulha da aposta, o que ganho eu???"

(Comédia da vida privada: a Babá a pedir uma garrafa de azeite num restaurante só para ver a informação nutricional, eu às gargalhadas e um funcionário a querer entrar na aposta.)

Perdi a aposta. Novecentas calorias, filho da mãe do azeite, grandessíssimo traidor.
A mousse da Babá tinha de ser caseirinha e com chocolate Avianense. Fi-la hoje. Comprei uma tablete para mim, comi um bocadinho com o café e fiz uma viagem no tempo. O Avianense é o chocolate da minha infância. No pão com manteiga(!), na mousse da minha avó, na barraquinha da feira do livro. Quando a fábrica (onde a Di muitos bombons embrulhou) era cá no centro de Viana e o sabor do chocolate era o mesmo de há vinte anos, o cheiro percorria a rua do Gontim e fazia-me babar.
A minha memória é um parque de diversões.


Sim, é para podermos comer porcarias que andamos no ginásio. Hihihihihi.

10 comentários:

Tulaunia disse...

Minha querida, dá-me já um bocadinho dessa mousse!!! E já agora, onde posso comprar esse chocolate? Nunca me lembro de o ter visto.


Beijinhos grandes

Cláudia

Anónimo disse...

acho que só a gente cá do Norte é que comia o chocolate da Bianense :)

E a culpa é do azeite, bem me parecia! :D

Unknown disse...

Adoro o chocolate Avianense... de preferência com pão (sem manteiga).
Lembro-me tão bem da fábrica e do cheiro (e de tudo e tudo) em Viana. Em Setembro estive em Viana só 3 dias e vim de lá cheia de saudades.
Beijinhos da Ana Cristina

Unknown disse...

Eu também me recordo do cheiro nas ruas... e é uma pena a fábrica ainda lá estar, sem aproveitamento, é um edifício lindo...
Rita

Li* disse...

hummm...fiquei cheia de vontade de provar ;)

Ana Citadin Johann disse...

Bom, miguxa, gostaria de convidar vc a passar pelo Femininus pra pegar um mimo assim que vc puder.
Na verdade escolhi vc porque amo o teu cantinho e também porque recentemente adicionei este bloguxo aos meu 'blogs amigos', isso seria pra agradecer o carinho e o que vc ensina pra mim especialmente nas matérias que vc posta.
amo tudo aqui... desde a linguagem até as imagens.
Espero vc por lá...
beijokas mil... até breve!


ô amiga, vc perdeu a mousse, e fiquei eu cá com vontades de provar o famoso. heheheheheh

Unknown disse...

Adooooooooooro chocolate Avianense!!Tb quero dessa mousse :)

Anónimo disse...

os imperadores continuam a ser o meu chocolate preferido

Avianense disse...

www.avianense.com

Têm todos os produtos disponiveis...

Obrigado

Sarah Sá Couto disse...

Olá! Deixei este post no blog 'o meu chocolate da Avianense'.
Fan da Avianense